Uma nova campanha de doação de sangue está sendo realizada até sexta-feira (13), em São Gonçalo. O posto de coleta foi montado no Espaço do Conhecimento, no segundo andar do Partage Shopping, no Centro, e funcionará das 10 às 18h. Os estoques nos hospitais estão baixos e, em dezembro, o número de pacientes envolvidos em acidentes mais que dobram.
De acordo com técnicos do GSH Banco de Sangue Serum, responsável pela campanha, um dos principais objetivos do movimento é contribuir para o equilíbrio dos estoques em várias hospitais, entre eles, o Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, e o João Batista Cáffaro, em Itaboraí.
Somente no ano passado, o Hospital Estadual Alberto Torres, unidade de referência no atendimento a pacientes com múltiplos traumas no Estado do Rio de Janeiro, utilizou mais de 10 mil bolsas de sangue em centenas de procedimentos e cirurgias envolvendo pacientes vítimas de acidente de moto, agressão, perfuração por arma de fogo, quedas e etc.
Paralelamente, o Hospital Estadual João Batista Cáffaro, em Itaboraí, importante unidade de retaguarda no Estado, recorreu a aproximadamente 1,5 mil bolsas de sangue para completar protocolo de atendimento e salvar vidas.
Os organizadores acreditam que a corrente de solidariedade irá captar o maior número de bolsas possíveis nestes três dias de campanha, que consequentemente, ajudará a salvar centenas de vidas. Um doador pode salvar até quatro pessoas.
O posto de coleta montado no shopping, localizado na Avenida Presidente Kennedy, 425, no Centro, terá uma estrutura apropriada e segura, com equipes de recepção, triagem, e coleta. A meta é conseguir arrecadar cerca de 200 bolsas de sangue por dia.
O que é preciso para doar sangue?
Estar em boas condições de saúde;
Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de alguns documentos para poder efetivamente doar e de assinaturas em formulários de autorização;
Pesar no mínimo 50kg;
Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação e RNE-Registro Nacional de Estrangeiro).