Em uma reunião que contou com a presença de figurões do PT como José Dirceu e Gleisi Hoffman o PT anunciou, na última sexta-feira (13), o nome do prefeito de Maricá, Fabiano Horta, como pré-candidato da sigla ao Governo do Rio de Janeiro em 2026.
Clique aqui para seguir o canal do Maricá Info no WhatsApp e receber as notícias gratuitamente.
O evento reuniu também o Deputado Federal Limdbergh Farias, Benedita da Silva, Dimas Gadelha, entre outros mandatários. Horta esteve presente junto com o vice-prefeito eleito de Maricá, João Maurício.
Fabiano Horta termina o seu último mandato como prefeito de Maricá no dia 31 de dezembro, passando o comando da cidade pro deputado federal e ex-prefeito de Maricá, Quaquá.
PT fragilizado
Após as eleições municipais no Rio de Janeiro, o Partido dos Trabalhadores saiu fragilizado. Isso porque conquistou somente três prefeituras em todo Estado do Rio: mantendo Maricá e elegendo Fernanda Ontiveiros em Japeri e Andrezinho Ceciliano em Paracambi.
No mapa do voto, as três cidades não interferem numa eleição de proporção estadual, fazendo com que o partido tente conquistar o apoio de prefeitos e prefeitas de diversas outras cidades do interior e da região metropolitana. Lembrando que o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, conquistou 22 prefeituras do total de 92 cidades do Estado do Rio.
Ao anunciar Horta como pré-candidato, o PT tem como objetivo expandir sua atuação no estado e fortalecer um projeto político em sintonia com o governo federal, sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nos encontros, as lideranças abordaram estratégias para as eleições de 2026, destacando pautas prioritárias, como o crescimento econômico, a promoção da inclusão social e avanços nas áreas de saúde e segurança pública.