O atacante uruguaio Mathías Acuña, de 32 anos, foi encontrado morto no quarto de um hotel na cidade de Ambato, no Equador, na noite deste sábado (4). O jogador havia chegado ao país no dia 3 para iniciar a pré-temporada no Mushuc Runa. De acordo com o presidente do clube, o atleta teria tirado a própria vida, e a polícia local está investigando o caso.
No final do ano passado, Mathías Acuña foi acusado pela ex-esposa de violência doméstica. Em decorrência de uma decisão judicial no Equador, o jogador passou a usar uma tornozeleira eletrônica, embora sempre tenha se declarado inocente das acusações.
Luis Alfonso Chango, presidente do Mushuc Runa, confirmou a morte de Mathías Acuña em entrevista ao jornal uruguaio Ovación. Em uma declaração ao mesmo veículo, Johan Wilson, representante do jogador, afirmou que Acuña tirou a própria vida.
O clube expressou seu pesar pela perda do atleta através das redes sociais. “O Mushuc Runa lamenta profundamente o falecimento de Mathías Acuña. A equipe estende suas condolências à família e aos entes queridos pela perda irreparável”, publicou a instituição.
A Associação Uruguaia de Futebol também lamentou a morte do atleta: “Lamentamos com profunda tristeza a morte do futebolista uruguaio Mathías Acuña. Nossas condolências à sua família, colegas e amigos”.
Extendemos nuestra nota de pesar ante el sensible fallecimiento de Mathías Acuña 😢💔🕊️
Paz en su tumba.
4/01/2025 pic.twitter.com/pewQoKpAQe— Club Mushuc Runa S.C (@ClubMushucRuna1) January 4, 2025
Carreira do jogador
Mathías Acuña iniciou sua carreira no El Tanque Sisley, clube uruguaio, e passou por diversas equipes no país, incluindo Central, Villa Española, Fénix, Montevideo Wanderers e Boston River. O jogador também teve passagens pela Grécia, onde atuou por Larisa e Lamia.
Em janeiro de 2024, retornou ao Fénix. Já em julho de 2024, assinou com o Mushuc Runa, time do Equador, e marcou oito gols em 15 partidas pelo Campeonato Equatoriano.