Preta Gil usou suas redes sociais nesta terça-feira (4), Dia Mundial de Combate ao Câncer, para falar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Em recuperação de uma cirurgia realizada em dezembro, a cantora destacou o impacto do estigma sobre o câncer e incentivou a busca por atendimento médico nos primeiros sinais.
Durante o vídeo publicado em suas redes, Preta afirmou que o preconceito em relação à doença faz com que muitas pessoas adiem a procura por ajuda médica.
“O grande problema que a gente enfrenta no combate ao câncer é o estigma, que foi criado e passado de geração em geração, e até hoje faz com que muita gente não se cuide e não busque ajuda”, disse.
Ela também relatou que, no início, não deu atenção aos sintomas que sentia.
No começo, quando comecei a ter os primeiros sintomas, eu fui colocando em outros lugares: ‘Ah, é cansaço… é estresse’. Muitas vezes não, já é a doença
Preta contou que seu câncer foi diagnosticado precocemente, permitindo que ela passasse por uma cirurgia e iniciasse o tratamento.
A artista ainda falou sobre a importância de um estilo de vida saudável na prevenção da doença. “A gente ter uma vida saudável é o que mais conta para que a gente não tenha o tumor”, disse.
Assista ao depoimento completo
Ela ressaltou que a adoção de hábitos como alimentação equilibrada e prática regular de exercícios pode ajudar a reduzir os riscos. No fim da publicação, Preta Gil deixou uma mensagem de apoio para quem enfrenta a doença.
“Eu continuo minha luta aqui, com a certeza da vitória. Não é fácil, mas continuo lutando e espero que quem encontrar esse vídeo encontre ele num momento de esperança, de amor”, concluiu.