Um casarão que está em obras na esquina da Avenida Roberto Silveira com a Rua Dr. Carlos Halfeld, em Icaraí, na Zona Sul de Niterói, virou motivo de preocupação entre os moradores da região. Isso porque o espaço vem sendo invadido por moradores em situação de rua, gerando medo e insegurança.
O temor se intensifica devido ao comportamento de algumas dessas pessoas, que estariam portando facas e outros objetos cortantes. Esse cenário tem gerado apreensão entre os moradores, que temem pela segurança de suas famílias, especialmente durante a noite.
A equipe do ENFOCO foi até o local na tarde de segunda-feira (3) e encontrou o casarão com tapumes de madeira na frente e um portão de ferro preto, que dá acesso ao interior do imóvel. Segundo relatos, é por esse portão que os moradores em situação de rua entram.
O portão é fechado por um cabo, que é retirado pelas pessoas geralmente à noite. Segundo os residentes da rua, eles passam a madrugada no local e saem antes do amanhecer.
“Já vi uma dupla saindo com facas. A gente sai para trabalhar e para levar as crianças para escola com medo de algum ataque. Está bem preocupante”, diz José Capaz, morador da região.
Outro detalhe que chama atenção é pelo fato ser a poucos passos da 77ª DP (Icaraí), cerca de 150 metros de distância.
A proximidade da delegacia com o casarão invadido levanta questionamentos sobre a segurança na região.
Uma equipe do Programa Segurança Presente chegou a ser acionada na noite de domingo (2) para retirar os moradores em situação de rua que estavam no local e também reforçaram o policiamento.
O ENFOCO procurou o proprietário do imóvel, mas não obteve sucesso. De acordo com moradores, o homem já informou a síndicos de prédios no entorno que os problemas começaram após a obra ser embargada pela prefeitura. Depois disso, ele afirmou ter tomado as medidas necessárias, como instalação de alarme e tapumes para impedir a invasão.
No entanto, devido às reclamações de moradores vizinhos à obra sobre “barulho de alarme” disparado com o entra e sai de invasores, ele foi obrigado a retirar os alarmes. Ainda de acordo com o proprietário, a documentação foi regularizada na prefeitura, e as obras devem ser reiniciadas. No imóvel vai funcionar uma clínica.
Assistência social
Procurada, a Secretaria de Assistência Social de Niterói informou, em nota, que realiza rotineiramente ações de Zeladoria em Icaraí. Além disso, eles relatam que equipes estiveram no último sábado (1) e retornarão no local.
A secretaria reforçou que “as ações são realizadas pelas equipes da Smases, em conjunto com a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e o apoio operacional da NitTrans”.
Por fim, a Assistência Social afirmou que “as equipes de abordagem social oferecem atendimento médico e acolhimento, cadastro para os benefícios socioassistenciais, verificam a necessidade de segunda via de documentação, além de encaminhamento para cursos e outras oportunidades de apoio social”.