O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, já começou a troca no seu secretariado. O primeiro a deixar a pasta foi Marcio Jardim, que comandava a Educação, secretaria orçamento bilionário e que já acumulava problemas há anos.
Marcio Jardim foi um dos remanescentes do governo Horta que continuou no cargo. No primeiro governo Quaquá (2009-2012), Jardim foi subsecretário de Monitoramento de Projetos e Planejamento. Num passado mais recente, ele exerceu o cargo de Secretário de Comunicação e depois foi levado para a Educação numa jogada que tirou Adriana Costa da pasta por disputa política, no último governo Horta (2021-2024). Ele, que já foi Secretário de Esportes do Estado do Maranhão, está também envolvido no Processo de Eleição Direta (PED) do PT.
Clique aqui para entrar no grupo do Maricá Info no WhatsApp e receber as notícias gratuitamente.
No lugar de Marcio Jardim assume, de forma definitiva, Rodrigo Moura, que era subsecretário de Educação. Professor da rede municipal há cerca de 20 anos, Rodrigo assume um grande desafio, já que cerca de 30 mil alunos estão matriculados nas escolas e creches municipais, em pleno crescimento de demanda e necessidade de expansão.
As aulas iniciaram na rede municipal, mas a falta de estrutura em diversas unidades é evidenciada por obras e falta, por exemplo, de ar condicionado. Não é que faltam os aparelhos, mas não há a possibilidade de ligá-los devido à falta de demanda de carga da concessionária de energia elétrica. Antes de culpar a Enel, que é uma péssima prestadora, vejamos quando foi solicitada a ligação ideal, que, segundo informações obtidas pelo Maricá Info, teria sido feita apenas em novembro de 2024. Por regulamentação, a Enel tem 120 vias a contar da data do recebimento do projeto que precisa ser enviado para a concessionária para a instalação, algo que não foi feito de forma antecipada.
Falta de mediadores, terceirizadas que não pagam colaboradores, entre diversos outros problemas serão desafios a serem enfrentados pela futura gestão da secretaria.