O ex-jogador e ídolo do Fluminense, Marcelo, de 36 anos, anunciou a aposentadoria do futebol nesta quinta-feira (5). Um dos maiores laterais-esquerdos da geração postou um vídeo em suas redes sociais informando a decisão.
“Voltar ao Fluminense, devolver ao clube o que me deu, ajudando a conseguir três títulos, incluindo a Copa Libertadores. E deixando um legado para os jovens com o Estádio Marcelo Vieira. Minha história como jogador termina aqui, mas ainda tenho muito para dar ao futebol. Obrigado por tanto”, disse Marcelo no vídeo.
Forever grateful 💜#M12 pic.twitter.com/k8GP19sybd
— Marcelotwelve (@MarceloM12) February 6, 2025
O ex-jogador estava sem clube desde novembro do ano passado, quando rescindiu com o Fluminense. O motivo foi um desentendimento com o técnico Mano Menezes no empate em 2 a 2 com o Grêmio, no Maracanã.
Na ocasião, Marcelo foi chamado para entrar no jogo, já na casa dos 40 minutos do segundo tempo. Quando Mano Menezes foi passar as orientações para ele, o lateral se queixou do técnico estar enconstando nele “para fazer média com a torcida”.
A atitude não foi aceita por Mano Menezes, que voltou atrás e decidiu não colocar Marcelo em campo. A cena, na época, chamou a atenção. Menos de 24 horas depois, o Fluminense anunciou a recisão com o ex-jogador.
No entanto, apesar do final da passagem pelo Fluminense ser conturbada, o camisa 12 ficou marcado na história do clube. O lateral se despediu com 68 jogos, marcou cinco gols, deu três assistências, e venceu o Campeonato Carioca, a Conmebol Libertadores e a Recopa Sul-Americana, tudo em 2023.
Carreira
Marcelo iniciou sua carreira profissional no Fluminense, em 2005, onde se destacou como lateral-esquerdo. Sua habilidade técnica e visão de jogo chamaram a atenção de olheiros internacionais, levando-o a se transferir para o Real Madrid em 2007, com apenas 18 anos.
No Real Madrid, Marcelo consolidou-se como um dos maiores laterais-esquerdos da história do futebol. Durante seus 15 anos no clube, conquistou 25 títulos, incluindo cinco Ligas dos Campeões da UEFA, seis La Ligas e quatro Mundiais de Clubes. Além disso, tornou-se o jogador com mais títulos na história do clube espanhol.
Após sua saída do Real Madrid em 2022, Marcelo teve passagens pelo Olympiacos, da Grécia, e retornou ao Fluminense em 2023. Pela Seleção Brasileira, o ex-jogador disputou as Copas do Mundo de 2014 e 2018, além de ter conquistado o título da Copa das Confederações em 2013.