- PUBLICIDADE -spot_img
spot_img
InícioDestaqueNiterói registra primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol no Estado

Niterói registra primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol no Estado

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia também

O governo do estado confirmou, na noite deste sábado (04), o primeiro caso suspeito de ingestão por metanol em bebida alcoólica no Rio de Janeiro. O paciente é morador de Niterói e está entre os 195 casos notificados no país, segundo o Ministério da Saúde. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), o estado foi notificado e o caso está sob investigação, aguardando o resultado da análise laboratorial para confirmação ou descarte.

O Ministério da Saúde também confirmou o aumento de notificações de possíveis casos de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas em todo o país para 195. O boletim, atualizado até as 16h, aponta que além do Rio de Janeiro, outro estados como Rio Grande do Sul e Piauí também notificaram seus primeiros casos em investigação.

No panorama nacional, 14 casos foram confirmados e 181 permanecem em análise. O estado de São Paulo concentra a maior parte das ocorrências, com 162 notificações, sendo 14 confirmadas e 148 sob investigação. Também foram registrados 13 óbitos, dos quais um foi confirmado em São Paulo; os demais estão sendo apurados em São Paulo, Pernambuco, Bahia e Mato Grosso do Sul.

Para reforçar o monitoramento e acelerar diagnósticos, a Rede Nacional de Laboratórios de Vigilância Sanitária (RNLVISA) mobilizou três unidades com capacidade de análise imediata: o Lacen-DF, o Laboratório Municipal de São Paulo e o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), no Rio de Janeiro.

A Anvisa também mapeou 604 farmácias de manipulação habilitadas a produzir etanol farmacêutico, assegurando cobertura em todas as capitais do país. Além disso, o ministério identificou sete fornecedoras internacionais de fomepizol, antídoto usado no tratamento de intoxicações por metanol, para garantir o abastecimento emergencial da rede pública de saúde.

Estado segue com intensa fiscalização contra adulteração de bebidas

Mais cedo, a Polícia Civil do Rio iniciou neste sábado uma operação para combater a fabricação e o comércio de bebidas alcoólicas adulteradas e impróprias para o consumo. Foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão, no Rio da na Baixada Fluminense.

O post Niterói registra primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol no Estado apareceu primeiro em ErreJota Notícias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui