
Os Estados Unidos anunciaram a retirada da tarifa de importação de 40% que incidia sobre diversos produtos agrícolas brasileiros, como café, chá, frutas tropicais, sucos, cacau, especiarias, banana, laranja, tomate e carne bovina.
A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (20) pelo presidente Donald Trump, por meio de uma nova ordem executiva da Casa Branca.
Decisão veio após conversa entre Trump e Lula
Segundo o documento oficial, a isenção tarifária foi definida após uma conversa telefônica entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na qual ambos concordaram em iniciar negociações para tratar dos pontos previstos no Decreto Executivo 14.323.
As negociações continuam em andamento, mas o governo norte-americano afirma já haver “progresso inicial”, o que motivou a retirada da alíquota extra.
Análise técnica influenciou retirada da tarifa
Trump também levou em conta informações e recomendações de autoridades americanas que acompanham a situação relacionada ao estado de emergência declarado anteriormente.
Essas recomendações apontaram que determinadas importações agrícolas brasileiras não precisam mais ser submetidas à tarifa adicional de 40%, tendo em vista o avanço nas negociações com o Brasil.
Lista oficial de produtos liberados da tarifa
A Casa Branca divulgou um anexo com todos os produtos agrícolas brasileiros que deixam de ser afetados pela alíquota.
De acordo com a publicação:
“Determinei que certos produtos agrícolas não estarão sujeitos à alíquota adicional de imposto ad valorem imposta pelo Decreto Executivo 14.323.”
Trump acrescentou ainda que as mudanças são “necessárias e apropriadas” para lidar com a emergência nacional declarada anteriormente.
O post Trump retira tarifa de 40% sobre produtos agrícolas do Brasil após conversa com Lula apareceu primeiro em SOS Notícias RJ.


