- PUBLICIDADE -spot_img
spot_img
InícioDestaqueAntes da Cúpula Mercocidades, Niterói reúne especialistas para discutir segurança urbana

Antes da Cúpula Mercocidades, Niterói reúne especialistas para discutir segurança urbana

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia também

A segurança pública será o tema central a partir desta terça-feira (02) no Fórum de Segurança Pública em Perspectivas Transversais: “Caminhos para cidades resilientes, pacíficas e sustentáveis”, que antecede a XXX Cúpula da Rede Mercocidades, sediada em Niterói ao longo desta semana. O encontro reúne especialistas nacionais e internacionais para discutir estratégias de prevenção à violência, fortalecimento das políticas públicas e o papel dos municípios na construção de cidades mais seguras.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, que assumirá a presidência do Mercocidades durante a Cúpula, destacou que a experiência recente do município pode contribuir para ampliar o debate sobre segurança pública na América do Sul.

“O Brasil ficou preso por muito tempo a um falso dilema entre políticas sociais e policiamento. Em Niterói, mostramos que segurança pública eficiente é resultado da integração de inteligência policial com investimento social estratégico. Não é um ou outro: é a combinação dos dois que funciona”, afirmou.

Resultados expressivos

A trajetória recente da cidade reforça esse diagnóstico. Em 2018, Niterói registrava 35,8 mortes por 100 mil habitantes, acima dos 29,7 da cidade do Rio. Em 2025, o índice caiu para 11 mortes por 100 mil habitantes, metade das 22 registradas na capital no mesmo período. Os roubos também despencaram: de 1.738,5 para 331,3 por 100 mil habitantes, enquanto no Rio a redução foi de 1.817,01 para 915,6.
Os dados são do Instituto de Segurança Pública (ISP) com base no Censo e em estimativas populacionais do IBGE.

A percepção dos moradores acompanha a melhora: em 2018, 81,5% consideravam a cidade violenta ou muito violenta; em 2025, esse percentual caiu para 36,6%.

Rodrigo Neves afirma que os resultados são fruto da decisão da Prefeitura de assumir protagonismo na área:

“Investimos em inteligência, ampliamos o efetivo, fortalecemos a Guarda Municipal e implementamos programas sociais robustos. Essa integração mudou a trajetória da cidade”, disse.

Tecnologia, integração e programas sociais

A estratégia envolve ações simultâneas. No campo tecnológico e operacional, destacam-se:

Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), com mais de 600 câmeras e atuação conjunta da Guarda Municipal, PM, Polícia Civil e PRF;

Portais de segurança com câmeras inteligentes, responsáveis pela recuperação de mais de 650 veículos roubados;

Uso pioneiro do sistema ShotSpotter, que identifica disparos em tempo real;

Ampliação da Guarda Municipal de 300 para mais de 800 agentes;

Investimento de R$ 72 milhões por ano no PROEIS e no reforço das investigações via RAS.

Na área social, programas estruturantes sustentam a redução da violência, entre eles:

Poupança Escola, para 9.600 estudantes;

Niterói Jovem Eco Social, com 1.500 jovens em cursos de qualificação;

Escola da Família, com suporte a gestantes e famílias da primeira infância;

Rede Acolher, que apoia egressos do sistema prisional.

Todas essas iniciativas compõem o Pacto Niterói Contra a Violência, lançado em 2018 com orçamento de R$ 820 milhões.

Para Rodrigo Neves, o Fórum será oportunidade de troca e construção coletiva:

“Não apresentamos um modelo fechado, mas resultados concretos. Reduzimos homicídios e roubos a patamares históricos e mostramos que é possível construir paz urbana com planejamento e coordenação. A segurança pública é uma agenda municipal e queremos debater isso olhando para o futuro das cidades da América do Sul”, afirmou.

Abertura e programação

A abertura do Fórum acontece nesta terça-feira (02), às 9h30, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, com a presença de Rodrigo Neves; Victor Santos (secretário estadual de Segurança Pública); Antonio Claudio da Nóbrega (reitor da UFF); Eduardo Vergara (BID); Hugo Acero Velásquez (ex-secretário de Segurança de Bogotá); e Andressa Caldas (Instituto de Políticas Públicas de Direitos Humanos do Mercosul).

O post Antes da Cúpula Mercocidades, Niterói reúne especialistas para discutir segurança urbana apareceu primeiro em ErreJota Notícias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui