- PUBLICIDADE -spot_img
spot_img
InícioDestaqueCom 42 votos favoráveis, Alerj decide pela soltura de Rodrigo Bacellar

Com 42 votos favoráveis, Alerj decide pela soltura de Rodrigo Bacellar

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia também

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta segunda-feira (08/12), o Projeto de Resolução 2.116/25, que revoga a detenção do presidente da Casa, deputado Rodrigo Bacellar (União). A proposta recebeu 42 votos favoráveis, 21 contrários e duas abstenções.

Com a aprovação, a decisão será promulgada e publicada no Diário Oficial do Legislativo. Em seguida, será encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF), responsável por adotar as medidas judiciais cabíveis.

A sessão foi presidida pelo deputado Guilherme Delaroli (PL), 1º vice-presidente da Alerj. Ficou acordado que seis parlamentares fariam uso da palavra: Alexandre Knoploch (PL), Índia Armelau (PL) e Renan Jordy (PL) defenderam a revogação da detenção, enquanto Flávio Serafini (PSol), Carlos Minc (PSB) e Élika Takimoto (PT) defenderam sua manutenção.

Base constitucional

A Constituição Federal e a Constituição Estadual determinam, em seus artigos 53 e 102, que cabe ao Parlamento decidir sobre prisões aplicadas a seus integrantes.

Rodrigo Bacellar foi detido na última quarta-feira (03/12), por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF, conforme a Petição 14.969 RJ, cumprida pela Polícia Federal no âmbito da Operação Unha e Carne. Após a notificação oficial, a Mesa Diretora solicitou posicionamento da Procuradoria da Casa, que encaminhou o caso à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Parecer da CCJ

Na manhã desta segunda-feira, a CCJ aprovou, por 4 votos a 3, o parecer elaborado pelo presidente do colegiado, deputado Rodrigo Amorim. O relatório recomendou a elaboração do Projeto de Resolução 2.116/25, que foi levado ao plenário seguindo o Artigo 268 do Regimento Interno.

Amorim destacou que o parecer foi construído com apoio da Procuradoria da Alerj e baseado em critérios estritamente técnicos.

“Apresentei um parecer técnico, que respeita a Constituição Federal, a Constituição do Estado do Rio e o Regimento Interno da Assembleia Legislativa. A comissão é guardiã do rito desta Casa e atuou conforme as normas vigentes”, afirmou.

O post Com 42 votos favoráveis, Alerj decide pela soltura de Rodrigo Bacellar apareceu primeiro em ErreJota Notícias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui