A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), inicia nesta terça-feira (09) a aplicação da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR) em gestantes a partir de 28 semanas. A nova estratégia reforça as ações de prevenção às infecções respiratórias inferiores, que estão entre as principais causas de adoecimento e mortalidade de crianças e adultos no mundo.
O VSR é a principal causa de bronquiolite viral aguda — responsável por até 75% dos casos — e por cerca de 40% das pneumonias em crianças menores de 2 anos. A infecção costuma ocorrer ainda no primeiro ano de vida e, até os dois anos, quase todas as crianças já tiveram contato com o vírus. Os quadros mais graves geralmente aparecem no primeiro episódio da infecção.
Sem um tratamento antiviral específico, a prevenção é fundamental, especialmente para bebês prematuros e crianças com comorbidades. A vacinação de gestantes é uma das medidas mais eficazes, já que os anticorpos produzidos pela mãe são transferidos pela placenta e protegem o recém-nascido até os seis meses de vida.
As doses estão disponíveis nas seguintes unidades:
Milton Rodrigues da Rocha
Aldeia da Prata
Agrobrasil
Ampliação I
Granja Cabuçú
Nova Cidade
Reta Velha
A diretora do Departamento de Imunobiológicos e Rede de Frio da Secretaria de Saúde, Katiúscia Lessa, destacou o impacto da medida:
“A chegada da vacina contra o VSR representa um avanço significativo na proteção dos nossos bebês. Ao imunizar gestantes a partir de 28 semanas, garantimos uma defesa essencial nos primeiros meses de vida, quando eles estão mais vulneráveis.”
A Prefeitura orienta que as gestantes procurem a unidade mais próxima entre as listadas, levando CPF, cartão de vacinação e comprovante de gestação.
O post Itaboraí inicia vacinação contra VSR para gestantes apareceu primeiro em ErreJota Notícias.




