- PUBLICIDADE -spot_img
InícioDestaqueCurta-metragem “Encruzilhadas Coloridas” celebra a diversidade LGBTQIAPN+ e a força do carnaval...

Curta-metragem “Encruzilhadas Coloridas” celebra a diversidade LGBTQIAPN+ e a força do carnaval em Maricá

Leia também

O curta-metragem “Encruzilhadas Coloridas” chega como uma potente homenagem à diversidade, à memória e às expressões culturais LGBTQIAPN+ de Maricá, tendo o carnaval como fio condutor de histórias, afetos e lutas por visibilidade e pertencimento. Com direção de Boivi, o filme destaca a importância dos blocos carnavalescos e da cultura popular como espaços de resistência e afirmação identitária no município.

A produção reúne trajetórias marcantes de artistas e produtores culturais de Maricá, como Gabriell Pelech, João Hipólito e Monique Brígida, além do compositor de sambas e marchinhas Paulo Moreno. O curta também valoriza nomes históricos e contemporâneos da cena LGBTQIAPN+, como Katya Jones, drag queen em atividade desde a década de 1960; Hevilly Mury, drag queen e apresentadora; e Gi o Gi, cantora chilena de reggaeton.

“Encruzilhadas Coloridas” evidencia ainda a força e a identidade dos blocos carnavalescos Zona do Boivi, Maricá Mais Folia, Amandax, Alarde, Não Tolerarei e BuricuticoBalacobaco da Hevilly, ressaltando o papel dessas manifestações na construção cultural e social da cidade.

Idealizado pela Nação Alarde – Associação de Artistas LGBTQIAPN+, pela produtora Farpam Entretenimento e pela Câmara Setorial de Diversidade e Identidade de Gênero do Conselho Municipal de Cultura, o curta reafirma a cultura como instrumento de resistência, memória e transformação social. A iniciativa conta ainda com o apoio institucional do Conselho Municipal de Cultura de Maricá e do Fórum Permanente de Cultura de Maricá.

O lançamento e a exibição gratuita acontecem no dia 15 de janeiro, a partir das 18h, no Cine Henfil, localizado no Centro de Maricá (Rua Alferes Gomes, 390). O evento tem apoio da Secretaria de Cultura e das Utopias, da Prefeitura de Maricá e da Secretaria de Turismo, que estará representada por Rafael Caçula, integrante da mesa de debates.

O debate pós-exibição contará ainda com a presença de Daiane Reis, coordenadora da pasta LGBT+ da Secretaria de Direitos Humanos; Bruna Tavares, secretária de Promoções Especiais do Minha Casa Minha Vida; Ísis Gouveah, coordenadora do programa estadual Rio Sem LGBTfobia; além das vereadoras Andrea Cunha e Benny Briolly, entre outras personalidades ligadas à defesa da cultura e dos direitos da população LGBTQIAPN+.

A iniciativa também recebe o apoio de diversos movimentos sociais e coletivos, como Mães da Resistência, AFIM – Associação de Famílias Inclusivas de Maricá, Hope – Resgatando Vidas, Coletivo Mulheres na Luta por Direitos – Maricá, Pratas da Casa – Maricá Criativa, Sol & Pimenta Produções, entre outras redes que fortalecem a diversidade, os direitos humanos e a cultura popular no município.

O post Curta-metragem “Encruzilhadas Coloridas” celebra a diversidade LGBTQIAPN+ e a força do carnaval em Maricá apareceu primeiro em SOS Notícias RJ.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui