
Uma nova operação integrada de fiscalização contra motos barulhentas foi realizada na noite desta terça-feira (20), em São Francisco, com foco na redução da poluição sonora e no cumprimento das normas de trânsito em Niterói. As abordagens aconteceram na Estrada Leopoldo Fróes, entre 22h e 0h.
A ação teve como alvo motocicletas com escapamento irregular, além de outras infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro. A fiscalização foi coordenada pela Nittrans, com participação da Inspetoria Geral dos Agentes de Trânsito, Secretaria de Ordem Pública (Seop), Guarda Municipal, 12º Batalhão da Polícia Militar, Proeis e Segurança Presente.
Durante a operação, 166 motociclistas foram abordados e 10 autuados por irregularidades como falta da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), licenciamento vencido, ausência de equipamentos obrigatórios e uso de calçado inadequado, que compromete a segurança na condução do veículo.
Duas motocicletas foram recolhidas ao depósito. Uma delas por adulteração do escapamento, prática que aumenta significativamente o ruído urbano e impacta a qualidade de vida da população, e a outra por licenciamento vencido.
Desde fevereiro de 2025, quando as fiscalizações contra motos barulhentas foram intensificadas no município, mais de 4 mil motocicletas já foram abordadas em diferentes regiões de Niterói. No período, 94 motos foram apreendidas, cerca de 500 multas aplicadas e 42 veículos regularizados no próprio local, com a reinstalação do escapamento original.
As ações fazem parte de um trabalho contínuo de combate à poluição sonora, reforço da segurança viária e ordenamento do trânsito urbano, com o objetivo de reduzir transtornos e garantir mais qualidade de vida aos moradores da cidade.
O post Niterói intensifica fiscalização contra motos barulhentas apareceu primeiro em SOS Notícias RJ.


