Niterói deu mais um passo na revitalização do Centro com o lançamento de uma Parceria Público-Privada (PPP) para o retrofit do Edifício Nossa Senhora da Conceição, conhecido como Prédio da Caixa. Nos próximos dias, será publicado o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), que vai convidar empresas a apresentar propostas para transformar o imóvel em um empreendimento moderno, com moradias e comércio.
Localizado na Avenida Amaral Peixoto, o prédio de 11 andares, construído nos anos 1960, estava abandonado e interditado antes de ser desapropriado. A ideia agora é dar nova vida ao espaço, criando apartamentos para famílias e lojas no térreo, com foco em sustentabilidade, eficiência energética e maior integração com a região central.
O projeto prevê investimento privado e faz parte do conjunto de ações de requalificação do Centro e da Avenida Amaral Peixoto. O imóvel, que antes abrigava salas comerciais, passará por uma reconversão completa, mantendo o uso comercial no térreo e destinando os andares superiores à moradia.
A desocupação do prédio exigiu acordos e indenizações, com investimento de cerca de R$ 30 milhões, viabilizados por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Agora, a expectativa é que o antigo símbolo de degradação se transforme em um novo ponto de moradia, serviços e circulação no Centro da cidade.
O PMI permitirá que a iniciativa privada apresente estudos e soluções para o retrofit. A proposta escolhida será a que melhor se alinhar aos critérios urbanos, econômicos e arquitetônicos definidos pelo município. O edital completo estará disponível no site do Escritório de Parcerias e Investimentos (ESPIN).

O post Niterói lança PPP para transformar o antigo Prédio da Caixa no Centro apareceu primeiro em ErreJota Notícias.


