- PUBLICIDADE -spot_img
InícioDestaqueNiterói vai sediar a Fundação Oscar Niemeyer e receber Memorial com acervo...

Niterói vai sediar a Fundação Oscar Niemeyer e receber Memorial com acervo histórico do arquiteto

Leia também

A ligação entre Oscar Niemeyer e Niterói ficará ainda mais forte. A cidade, que já é a segunda do mundo com mais obras do arquiteto, atrás apenas de Brasília, foi escolhida para sediar a Fundação Oscar Niemeyer e receber o Memorial Oscar Niemeyer, reunindo um dos maiores acervos do modernismo brasileiro.

Nesta terça-feira (3), o prefeito Rodrigo Neves e o presidente da Fundação Oscar Niemeyer, José Fernando Aparecido de Oliveira, assinaram o convênio que transforma a Cúpula do Caminho Niemeyer na sede oficial da Fundação e do Memorial. O anúncio foi feito durante cerimônia realizada no Museu de Arte Contemporânea (MAC), um dos projetos mais emblemáticos do arquiteto e símbolo internacional de Niterói.

Acervo de Niemeyer terá mais de 20 mil itens em Niterói

Com a instalação da Fundação e do Memorial, mais de 20 mil itens de Oscar Niemeyer passarão a integrar o acervo localizado em Niterói. O material é tombado pela Unesco e inclui originais e cópias de croquis, plantas arquitetônicas, álbuns de projetos, desenhos artísticos, estudos, paisagens e ilustrações.

O espaço contará com áreas específicas para guarda do acervo, mobiliário adequado, laboratório para pequenos restauros e produção de embalagens especiais. Também estão previstos um centro de pesquisa e estudos sobre arquitetura moderna, além de uma exposição permanente aberta ao público.

Cúpula do Caminho Niemeyer será sede da Fundação

Segundo o presidente da Fundação Oscar Niemeyer, a escolha da Cúpula atende a um desejo antigo do arquiteto.

“Era o desejo do Oscar que aquela cúpula recebesse o acervo, com uma exposição permanente, um memorial e um museu. A Cúpula é perfeita para isso. O legado de Oscar Niemeyer agora estará em casa, em Niterói”, afirmou José Fernando Aparecido de Oliveira.

Ele destacou ainda que os documentos estarão disponíveis tanto para pesquisadores quanto para o público em geral.

Niterói fortalece papel como referência da arquitetura moderna

Durante o evento, o prefeito Rodrigo Neves ressaltou a importância histórica da iniciativa para a cidade e para o país.

“É um dia especial e histórico para as atuais e futuras gerações. Niterói passa a abrigar a sede da Fundação Oscar Niemeyer, com todo o acervo desse gênio da arquitetura. É um momento muito importante para Niterói e para o Brasil”, afirmou.

Atualmente, Niterói já abriga diversas obras assinadas por Oscar Niemeyer, como o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Memorial Roberto Silveira, a Estação Hidroviária de Charitas, a Praça JK, o Teatro Popular Oscar Niemeyer e o Reserva Cultural.

Em breve, novos projetos também integrarão a paisagem urbana da cidade, como o Museu do Cinema Brasileiro, a nova Catedral São João Batista e a Catedral Evangélica.

Autoridades e familiares participaram do evento

Além do prefeito e do presidente da Fundação, participaram da cerimônia o presidente do Caminho Niemeyer, Felipe Bevilacqua, a secretária das Culturas, Julia Pacheco, o secretário de Economia Criativa e Ações Estratégicas, André Diniz, a primeira-dama Fernanda Sixel Neves, além de familiares de Oscar Niemeyer, como o sobrinho João Niemeyer.

O post Niterói vai sediar a Fundação Oscar Niemeyer e receber Memorial com acervo histórico do arquiteto apareceu primeiro em SOS Notícias RJ.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui