- PUBLICIDADE -spot_img
InícioDestaqueRede de assistência garante continuidade de tratamento em saúde mental e reintegração...

Rede de assistência garante continuidade de tratamento em saúde mental e reintegração familiar

Leia também

A rede de assistência social de Maricá garantiu a continuidade do tratamento em saúde mental de Roberto de Souza Marques, de 27 anos, que foi encaminhado para Mangaratiba, sua cidade de origem, onde seguirá em acompanhamento especializado. A ação reforça a importância do atendimento humanizado e da atuação integrada entre os serviços de saúde e assistência social.

O primeiro atendimento ocorreu em dezembro de 2025, no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CentroPop), em Maricá. Na ocasião, Roberto apresentava um quadro de desorientação, o que motivou o acionamento imediato de uma rede intersetorial de cuidado. O objetivo foi garantir acolhimento, acompanhamento técnico contínuo e a construção de um plano de reintegração familiar.

Segundo a coordenadora do CentroPop, Sely Cristina, o acolhido foi rapidamente encaminhado para atendimento no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) III e no Consultório na Rua. “Durante o acompanhamento, a equipe técnica realizou articulações com a mãe dele para viabilizar o retorno ao convívio familiar”, explicou.

Ao longo do processo, Roberto também recebeu suporte de outros equipamentos da rede socioassistencial e de saúde, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD). Na etapa final do encaminhamento, a Estratégia Saúde da Família (ESF) de Mangaratiba passou a integrar o plano de cuidado, garantindo a continuidade do tratamento no município de destino.

A iniciativa evidencia a importância da articulação entre políticas públicas de assistência social e saúde mental, assegurando dignidade, cuidado integral e o fortalecimento dos vínculos familiares.

O post Rede de assistência garante continuidade de tratamento em saúde mental e reintegração familiar apareceu primeiro em SOS Notícias RJ.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui