- PUBLICIDADE -spot_img
InícioDestaqueServidores cobram explicações do Rioprevidência sobre investimentos e pagamento de aposentadorias

Servidores cobram explicações do Rioprevidência sobre investimentos e pagamento de aposentadorias

Leia também

Representantes de servidores do Poder Executivo vão se reunir nesta quinta-feira (12), às 9h30, com o presidente interino do Rioprevidência. O encontro será na sede do órgão, no Centro do Rio, e foi pedido pelo Movimento Recomposição Salarial Já/FOSPERJ.

O objetivo da reunião é pedir esclarecimentos sobre a situação financeira do fundo, os investimentos realizados, as regras de controle interno e a forma como estão sendo pagos aposentados e pensionistas do Estado.

Investimento no Banco Master

Um dos principais assuntos será o dinheiro investido no Banco Master. As entidades querem saber:

  • Que medidas foram tomadas para tentar recuperar os valores investidos;
  • Se foi aberto processo administrativo para apurar possíveis responsabilidades;
  • Se o caso foi comunicado a órgãos de controle, como o Ministério Público e a polícia;
  • Em que fase estão as negociações para possível devolução do dinheiro.

Os representantes também pedem mais transparência sobre os mecanismos de controle do instituto e querem saber se haverá mudanças nas regras de fiscalização e compliance para evitar novas perdas.

Royalties e uso de recursos do Tesouro

Outro ponto importante é a retirada de royalties que antes eram destinados ao Rioprevidência e a transferência desses recursos para o Tesouro estadual.

As entidades querem entender:

  • Como ficou a situação financeira do fundo após essa mudança;
  • Se o governo precisou usar dinheiro do Tesouro para pagar aposentadorias e pensões;
  • Qual parte da folha é paga com recursos próprios do Rioprevidência e quanto vem do Tesouro, em valores.

A principal preocupação é saber se o pagamento dos benefícios continua sendo sustentado principalmente pelas receitas do próprio fundo ou se está dependendo cada vez mais de ajuda do orçamento do Estado.

Proposta de diálogo permanente

No documento enviado ao presidente interino, o movimento também propôs a criação de uma Mesa Permanente de Mediação e Conciliação. A ideia é criar um canal fixo de diálogo entre o Rioprevidência e as entidades, com foco em transparência e cooperação.

Por causa do espaço limitado no auditório, cada entidade poderá enviar até dois representantes. A lista com os nomes foi entregue dentro do prazo combinado.

A reunião deve se concentrar em três temas principais: recuperação dos investimentos, apuração de responsabilidades e garantia da sustentabilidade financeira do fundo previdenciário dos servidores do Estado do Rio.

O post Servidores cobram explicações do Rioprevidência sobre investimentos e pagamento de aposentadorias apareceu primeiro em ErreJota Notícias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui