Maricá se despede de um de seus maiores nomes das artes visuais. O artista plástico Osias Silveira morreu nesta terça-feira (23), aos 82 anos, após sofrer um segundo infarto enquanto estava internado no Hospital Municipal Conde Modesto Leal.
Reconhecido pela originalidade de suas obras, Osias transformava elementos naturais descartados em esculturas e personagens marcantes. Amigo e admirador de Raul Seixas, também foi criador do tradicional Troféu Raulzito, ligado ao Festival Nacional de Voz e Violão.
Ao longo de décadas de atuação, construiu uma trajetória respeitada no cenário artístico e cultural. Em 2026, recebeu o Título de Cidadão Maricaense em reconhecimento à sua contribuição para a cultura e a história do município.
Em nota, o secretário de Cultura e das Utopias de Maricá, Sady Bianchin, lamentou a perda:
“É um momento de profunda tristeza pelo falecimento do artista Osias Silveira, uma grande perda para a classe artística de Maricá e do Brasil. A Secretaria de Cultura e das Utopias se solidariza com a família e amigos neste momento de passagem deste gigante artista visual.”
Osias deixa um importante legado para as artes plásticas brasileiras e para a cultura maricaense. Até a publicação desta reportagem, os horários do velório e do sepultamento ainda não haviam sido divulgados.

O post Maricá perde Osias Silveira, um dos maiores nomes das artes visuais da cidade apareceu primeiro em ErreJota Notícias.


