A Prefeitura de Maricá realizou, nesta sexta-feira (26/06), uma ação voltada à emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O atendimento aconteceu na Casa do Autista, no bairro Itapeba, em alusão ao Dia do Orgulho Autista (celebrado em 18 de junho), fortalecendo as atividades de inclusão e cidadania do município.
A iniciativa foi realizada em parceria entre a Secretaria de Pessoa com Deficiência e Inclusão e o Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (DETRAN-RJ), oferecendo às famílias mais praticidade na obtenção do documento de identidade, que é essencial para acessar serviços públicos e para o exercício de direitos.
A secretária da Pessoa com Deficiência e Inclusão, Tatiana Castor, ressaltou que a iniciativa aproxima os serviços públicos da população.
“Promover o acesso à Carteira de Identidade Nacional é fortalecer a cidadania. A emissão da CIN facilita o acesso a direitos e promove mais dignidade e inclusão para todos. Ações como essa reforçam o nosso compromisso com uma cidade cada vez mais acessível e acolhedora”, afirmou.
A coordenadora do Centro de Reabilitação, Mirela Lugão, destacou que o atendimento foi planejado para reduzir barreiras. “Nosso objetivo é ampliar o acesso aos direitos das pessoas com deficiência e autistas. Muitas famílias enfrentam desafios para realizar esse tipo de atendimento, por isso trazer esse serviço para a Casa do Autista torna o processo mais acessível, em um ambiente acolhedor para quem precisa”, concluiu.
O post Maricá mobiliza famílias em ação de emissão de identidade para pessoas autistas apareceu primeiro em Prefeitura de Maricá.






