O Governo do Estado do Rio de Janeiro preparou uma operação especial para a próxima segunda-feira (29), durante o ponto facultativo decretado em razão da partida entre Brasil e Japão pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026. O esquema inclui reforço na segurança pública, funcionamento integral dos serviços essenciais de saúde e mudanças na operação dos transportes estaduais.
A Polícia Militar mobilizará grande parte do efetivo para os principais pontos de concentração de torcedores na capital e em outros municípios do estado, utilizando monitoramento em tempo real e recursos tecnológicos para reforçar a segurança durante o evento.
Na área da saúde, hospitais estaduais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e demais serviços de urgência e emergência funcionarão normalmente, com atendimento 24 horas. O Samu 192 da capital seguirá operando sem interrupções.
O Hemorio manterá o atendimento aos doadores de sangue das 7h às 18h. Também funcionarão normalmente as unidades do Rio Imagem, localizadas no Centro do Rio, Nova Iguaçu, Senador Vasconcelos e Casimiro de Abreu, além das unidades da RioFarmes, no Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Nova Iguaçu.
Já o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Susana Naspolini, em Ipanema, atenderá apenas no período da manhã, encerrando as atividades ao meio-dia e retomando o funcionamento na terça-feira (30).
Segurança reforçada
O maior esquema de policiamento será concentrado na Grande Tijuca, no Centro do Rio e na Praia de Copacabana, locais que receberão grandes públicos para acompanhar a transmissão da partida.
Na região da Grande Tijuca, 246 policiais militares atuarão nos eventos promovidos nas ruas Jorge Rudge, Pereira Nunes, Zulmira e no tradicional Alzirão.
Em Copacabana, mais de 200 policiais militares estarão mobilizados para garantir a segurança da Fan Fest instalada na altura da Avenida Princesa Isabel, com reforço de patrulhamento por motocicletas e mais de 20 viaturas.
O policiamento também será intensificado em municípios da Baixada Fluminense, Região Metropolitana e Costa Verde.
Transporte terá operação especial
Por conta do aumento esperado na demanda e da greve prevista dos rodoviários municipais, a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana determinou uma operação especial nas barcas, metrô, trens e bondes de Santa Teresa.
As barcas terão viagens extras e intervalos reduzidos nas linhas Praça XV–Arariboia e Praça XV–Charitas, enquanto a linha Praça XV–Cocotá contará com uma saída adicional às 12h15. As linhas Paquetá e Divisão Sul manterão a programação habitual, com reforço na capacidade das embarcações.

A TrensRJ disponibilizará viagens extras em todos os ramais durante a manhã e por volta do meio-dia para atender ao aumento da procura provocado pela antecipação do retorno dos trabalhadores.
O MetrôRio funcionará das 5h à meia-noite, com reforço na operação. A Linha 2 fará o trajeto entre Pavuna e Botafogo, enquanto as linhas 1 e 4 circularão entre Uruguai e Jardim Oceânico. A integração entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita entre as estações Central do Brasil e Botafogo.
Já o Bonde de Santa Teresa iniciará a operação às 8h, com pausa entre 13h e 16h30. Após a retomada, o último bonde partirá da Estação Carioca às 18h30 com destino ao Dois Irmãos.

Detran terá expediente reduzido
No Detran-RJ, os serviços de identificação civil, veículos, habilitação e teleatendimento funcionarão das 8h às 12h na segunda-feira. O atendimento normal será retomado na terça-feira (30), conforme o horário de cada unidade.
O post RJ terá operação especial em segurança, saúde e transportes durante Brasil x Japão apareceu primeiro em ErreJota Notícias.


