Nome da operação remete ao arcanjo Miguel, considerado protetor das crianças
A Polícia Federal realizou a Operação Arcanjo XXI nesta terça-feira (13), em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, com o objetivo de combater o compartilhamento e a posse de material com conteúdo de abuso sexual infantil. A operação aconteceu no bairro Galo Branco, onde os policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão.
As investigações, conduzidas pela Coordenação de Repressão a Crimes Cibernéticos relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil (CCASI/PF), identificaram atividades criminosas enquadradas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) por parte do suspeito.
Durante a ação, a Polícia Federal apreendeu dispositivos eletrônicos, incluindo um celular e um computador, que serão submetidos à perícia técnica para verificar a prática de armazenamento e compartilhamento de imagens e vídeos de abuso sexual infantojuvenil.
O investigado enfrentará acusações por posse e disponibilização de conteúdo envolvendo abuso sexual infantil, crimes que, somados, podem resultar em até 10 anos de reclusão.
Operação Arcanjo XXI
A Operação Arcanjo XXI faz parte de um esforço contínuo do Grupo de Repressão a Crimes Cibernéticos (GRCC) da Delegacia de Polícia Federal em Niterói. O nome da operação faz referência a Miguel Arcanjo, considerado o protetor das crianças em diversas tradições religiosas.