Com um déficit de 400 mil enfermeiros para atender a uma população que envelhece cada vez mais, a Alemanha se apresenta como um mercado promissor para profissionais de diversos países. Em um convênio entre o Goethe-Institut Rio de Janeiro e a Agência Federal do Trabalho alemã, uma equipe da Universidade Médica de Lausitz-Carl Thiem, de Cottbus, esteve no Rio no início deste mês. A agenda incluiu visitas a unidades hospitalares no Rio de Janeiro e um intercâmbio com escolas interculturais.
As atividades fizeram parte do projeto Parcerias para Formação Profissional Dual com Escolas na América Latina (APAL), do Goethe-Institut. No dia 3 de setembro, eles foram ao Colégio Estadual Professora Eliane Martins Dantas Brasil-Alemanha, em Vista Alegre, na Zona Norte do Rio.
A visita da equipe da Universidade Médica de Cottbus ao Rio de Janeiro representou uma oportunidade única para alunos das escolas interculturais Brasil-Alemanha, localizadas no subúrbio da cidade do Rio e em Petrópolis, na Região Serrana. Os estudantes puderam conhecer mais sobre o mercado de trabalho alemão e sobre a Formação Profissional Dual, que oferece capacitação remunerada no país europeu.
Além disso, houve um processo seletivo para alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Professora Eliane Martins Dantas que quiseram integrar um grupo preparatório para trabalhar na Europa em 2025. A escola intercultural em questão, fruto de uma parceria entre o Goethe-Institut e a Secretaria de Estado de Educação desde 2022, oferece aulas de alemão, além de outras disciplinas, como as relacionadas ao tema da sustentabilidade.
Na visita a Vista Alegre, a equipe ministrou uma palestra para os estudantes do primeiro e do segundo anos e realizou a seleção dos alunos do terceiro ano – 20 haviam sido pré-escolhidos.
Já em 5 de setembro, a equipe de Cottbus seguiu para Petrópolis, onde realizou palestras no Ciep 038 Santos Dumont, no bairro da Independência – outra escola intercultural que iniciou a parceria no início deste ano.
APAL e FIMA
Os alunos selecionados pelos representantes do hospital universitário de Cottbus serão beneficiados por um Curso de Alemão (níveis A1 e A2) oferecido pelo Goethe-Institut Rio de Janeiro, em formato presencial, de acordo com o programa “Fit für den deutschen Arbeitsmarkt” (FIMA), que significa “Pronto para o mercado de trabalho alemão”. Além disso, o hospital universitário financiará o curso de língua alemã para o nível B1 e o Exame de Proficiência Goethe-Zertifikat B1, e os alunos terão acesso ao Programa de Pré-Integração no Brasil, uma preparação para a vida cotidiana e profissional na Alemanha que já começa no país de origem.
Através do APAL, os estudantes e futuros enfermeiros terão direito à formação gratuita na Alemanha, à remuneração mensal garantida por contrato de formação entre 1.190 e 1.350 euros, bolsa de estudos que inclui o curso de alemão no Goethe-Institut Rio de Janeiro e na Alemanha, apoio na tradução de documentos para o visto e assistência financeira para passagens de avião. Uma vez na Alemanha, eles receberão uma taxa inicial para mobiliar o apartamento, o primeiro mês de acomodação custeado pelo programa e a cobertura da caução do aluguel, além de suporte para voos de ida e volta para o Brasil durante o período de formação.
Desde 2018, o Goethe-Institut Rio de Janeiro conta com programas em parceria com Instituições de Saúde alemãs e com a Central de Mediação de Profissionais do Exterior da Agência Federal do Trabalho da Alemanha com o intuito de financiar cursos de alemão e cuidar de toda a preparação para profissionais do Brasil que desejam emigrar para a Alemanha com o emprego já garantido.