- PUBLICIDADE -
InícioDestaqueIncêndio de grandes proporções devasta área de vegetação em Maricá (vídeo)

Incêndio de grandes proporções devasta área de vegetação em Maricá (vídeo)

Nesta terça-feira (01), um incêndio de grandes proporções devastou uma área de vegetação localizada entre a Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) e o Bairro Jardim Atlântico Leste, no distrito de Itaipuaçu, em Maricá. Segundo informações preliminares, o fogo teve início no loteamento Manu Manuela, mas as causas ainda são desconhecidas.

O incêndio ocorre em um cenário preocupante de crescimento no número de focos de incêndio no estado do Rio de Janeiro. De acordo com dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), houve um aumento de aproximadamente 85% nos incêndios florestais em 2024 em comparação com o ano anterior.

Nos primeiros oito meses de 2024, o CBMERJ atendeu 6.178 ocorrências a mais do que no mesmo período de 2023. O município do Rio de Janeiro lidera o ranking com 4.513 incêndios, seguido por São Gonçalo (569) e Duque de Caxias (561). Maricá, cidade afetada pelo incêndio de hoje, também figura entre as mais atingidas, juntamente com Nova Iguaçu, Niterói, Araruama, Nova Friburgo, Campos dos Goytacazes e Volta Redonda.

Em 2023, os bombeiros combateram 11.037 incêndios em vegetação em todo o estado. No entanto, até o final de agosto de 2024, já haviam sido registrados 13.595 chamados, representando um aumento expressivo de 2.558 ocorrências em relação ao ano anterior.

O crescimento expressivo dos incêndios preocupa tanto as autoridades quanto a população, especialmente em regiões que enfrentam dificuldades de infraestrutura para lidar com emergências desse tipo. Fatores como o clima mais seco, a negligência humana e a expansão urbana desordenada têm contribuído significativamente para o aumento desses incidentes, colocando em risco áreas de vegetação nativa e a segurança das comunidades locais.

Video:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também