- PUBLICIDADE -
InícioEconomiaMilei diz querer aprofundar parceria comercial com Brasil em relação 'adulta'

Milei diz querer aprofundar parceria comercial com Brasil em relação ‘adulta’

DAVOS, SUÍÇA (FOLHAPRESS) – O presidente da Argentina, Javier Milei, disse nesta quarta-feira (17) que pretende ampliar a parceria comercial com o Brasil.
“Continuaremos a manter uma relação adulta”, respondeu Milei a jornalistas brasileiros em Davos ao ser indagado sobre como estavam as relações com o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O presidente brasileiro não compareceu, em dezembro, à posse do ultraliberal, que já lhe dirigiu diversas críticas.

Questionado sobre o que seria uma “relação adulta”, Milei resumiu: “trabalharmos juntos por nossa entrada na OCDE [organização que reúne países ricos] e ampliarmos a parceria comercial”.

Milei discursou no encontro anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, em defesa do libertarianismo e da redução radical do papel do Estado. Também criticou o que vê como uma adoção do “coletivismo” por líderes mundiais que colocaria o “Ocidente em perigo”.

Autoridades argentinas afirmam que Milei pretende continuar trabalhando com o Mercosul para reavivá-lo -ele dissera em campanha que o bloco não lhe interessava- com vistas a fechar o acordo com a União Europeia, cujas negociações estão paradas.

Também classificam como “bobagem” a ideia de que poderia haver uma ruptura entre Buenos Aires e Brasília, e, da mesma forma, rechaçaram a hipótese de se afastarem da China e do Chile, que também tem governo de esquerda.

As autoridades, contudo, confirmam o desinteresse nos Brics, que descrevem como organização política e não econômica, afirmando que não há razão para privilegiar determinados países em detrimento dos outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também