- PUBLICIDADE -
InícioDestaqueApós sediar Olimpíada Brasileira de Robótica, Maricá recebe etapa estadual; confira programação!

Após sediar Olimpíada Brasileira de Robótica, Maricá recebe etapa estadual; confira programação!

Após sediar a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) nos dias 14 e 15 de setembro, Maricá volta a ser palco de uma importante competição no próximo sábado (21/09). A cidade receberá a etapa estadual do evento, um dos mais relevantes no calendário educacional e tecnológico do país. A arena montada em Araçatiba promete ser o centro das atenções ao reunir estudantes de diversas regiões em uma disputa acirrada de habilidades em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).

O município contará com 26 equipes participantes, sendo 14 no nível 01 e outras 12 no nível 02, totalizando 94 alunos de 12 escolas da rede municipal de ensino. Além dos representantes locais, a competição receberá 224 estudantes vindos de três cidades do estado do Rio de Janeiro: Volta Redonda, Macaé e Cabo Frio.

O Objetivo da Competição
A Olimpíada Brasileira de Robótica busca despertar o interesse de crianças e jovens pelas áreas de exatas, proporcionando aprendizado prático e o desenvolvimento de habilidades tecnológicas. Segundo a organização, a competição visa destacar novos talentos, além de promover a prática do trabalho em equipe, a resolução de problemas e o desenvolvimento do pensamento crítico.

Para o secretário de Educação de Maricá, Márcio Jardim, a robótica tem desempenhado um papel fundamental no ambiente escolar. “A robótica tem crescido muito no ambiente escolar e ajuda demais no desenvolvimento das crianças nos mais diferentes setores de aprendizado, sobretudo na área científica. Vamos procurar evoluir cada vez mais com o ensino de robótica que já temos em nossas escolas. Estamos despertando o pensamento crítico, o trabalho em equipe, a capacidade de resolução de problemas. Esse conjunto de fatores ajudam muito no desenvolvimento educacional do aluno”, afirmou.

Modalidades e Níveis de Competição
A OBR é destinada a estudantes de 6 a 19 anos, matriculados em escolas públicas ou privadas. A competição se adapta a diferentes níveis de conhecimento, desde aqueles que nunca tiveram contato com robótica até aqueles que já possuem experiência.

A disputa acontece em três níveis. No nível 0, participam alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental em um ambiente mais lúdico, com regras diferenciadas. No nível 1, competem estudantes do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental. Já o nível 2 é voltado para alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio ou Técnico.

Os estudantes enfrentam desafios práticos e teóricos que simulam situações de resgate e automação robótica, exigindo planejamento, programação e criatividade. Além disso, há modalidades como a robótica artística, onde os robôs fazem apresentações criativas, e a robótica virtual, que desafia os alunos a desenvolverem projetos em ambientes simulados.

Programação da Etapa Estadual

O evento será realizado no Ginásio Municipal de Maricá, localizado na Rua Jovino Duarte de Oliveira, n° 8, ao lado do Fórum. As atividades para ambos os níveis começam às 7h30, com o credenciamento. A abertura oficial ocorre às 8h30 e, logo após, os competidores se dividem para a primeira rodada.

A programação é intensa: no nível 0, as provas começam às 9h, seguidas pelo encerramento e premiação às 11h. Já para os níveis 01 e 02, a primeira rodada começa às 10h, com pausas para apresentações artísticas e intervalos supervisionados. A competição segue até as 17h30, quando acontece a premiação.

Rumo à Etapa Nacional

A etapa estadual é a última antes da competição nacional, e os vencedores garantem vaga para representar o estado do Rio de Janeiro na fase final da OBR. A competição é organizada com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O evento promete não apenas revelar talentos na robótica, mas também inspirar jovens a seguirem carreiras nas áreas científicas e tecnológicas, contribuindo para o futuro do desenvolvimento tecnológico do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Leia também