Maricá revelou os campeões nacionais do handebol de praia, no domingo (15/12), depois de uma semana de disputas da etapa final do Circuito Brasileiro 2024 na Arena da Barra. O Niterói Rugby conseguiu dobradinha na categoria adulto, ficando no ponto mais alto do pódio tanto no feminino quanto no masculino.
A equipe dona da casa, a Associação Desportiva Maricá (ADM), conquistou a prata no feminino num shoot out (os pênaltis do esporte) acirrado. O segundo lugar teve a ajuda da atleta três vezes campeã mundial e cinco vezes campeã brasileira Nathalie Sena, que encerrou sua participação anunciando a aposentadoria sob muitos aplausos.
Completaram os pódios, no masculino, APCEF/Cascavel-PB (2º) e NR Beach (3º). No naipe feminino, o APCEF/Rossana Marques-PB ficou com o 3º lugar.
O investimento no handebol de praia e na estruturação da Arena da Barra é um projeto da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) e Secretaria Municipal de Esportes que visa estimular o turismo e a prática esportiva como ferramenta para a prosperidade do município.
Melhores da areia
A ADM levou ainda títulos individuais de melhores atletas para Asún e Arianne respectivamente melhores pivô e base feminina. Os jogadores do masculino destacados foram Gustavo Morais (solto) e Igor Tenório (lateral esquerda).
Completam a lista de melhores no feminino Ingrid (goleira APCEF), Carol (atrás PV, Niterói Rugby), Letícia (solta, Campinas), Camilinha (especialista, APCEF), Cinthya (direita, APCEF), Beatriz Correa (esquerda e MVP, CEPRAEA). No masculino: Arthur Bigode (goleiro, NR Beach), Diogo Silva (atrás PV, IDEC), Tuller (base, Niterói Rugby), Bruno Carlos (especialista, APCEF), Nailson (direita, APCEF), Gil Pires (pivô, APCEF) e Natan (MVP, Niterói Rugby).
A categoria adulto começou a ser disputada na sexta-feira (13) com a participação de equipes do Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e Paraíba. Maricá sediou a etapa final do Circuito Brasileiro de handebol de praia iniciado no dia 9 de dezembro. O evento conta com quatro categorias: Cadete, Infantil, Juvenil e Adulto.
Geração promessa
A ADM é fruto de um projeto recente, com cerca de oito meses, e já apresenta frutos consistentes, tendo conquistado os primeiros títulos nacionais do time. No infantil, a equipe feminina foi a campeã, enquanto a masculina conquistou o terceiro lugar.
O masculino infantil ficou com o bronze depois de bater o Niterói Rugby. A equipe também colecionou títulos individuais, tendo muitos dos melhores atletas em diversas posições. Destaque para Kevyn Santos, que ficou com os títulos de Most Valuable Player (MVP) e melhor especialista. A equipe masculina também destacou os atletas Izaque (atrás PV), Washington (direita) e João (PV). A campeã equipe feminina consagrou como destaques Karollayne Cordeiro (base) e Manuela Mourão (esquerda).