A Cedae anunciou que vai paralisar a operação na Estação de Tratamento de Água (ETA) Japeri, na próxima quinta-feira (17), para a execução de um serviço de limpeza no sistema de captação de água e a instalação de um equipamento que mede o volume de água. O serviço está previsto para acontecer das 8h às 17h. Veja abaixo quais bairros podem ser afetados.
A ETA de Japeri vai receber um um macromedidor, equipamento que mede grande volume de água, e vai funcionar como um hidrômetro de grande porte. As regiões afetadas são: Beira Rio, Centro de Japeri, Chacrinha, Fazenda Americana, Lagoa do Sapo, Nova Belém, Proletário e Virgem de Fátima, todos bairros na Baixada Fluminense do Rio.
Após a conclusão do serviço da estatal, a produção de água na unidade será retomada e o fornecimento será normalizado, de forma gradativa, em 72 horas. No entanto, segundo a companhia de água, a normalização do fornecimento pode levar mais tempo nas regiões elevadas e nas pontas das redes de distribuição.
A concessionária orienta os moradores das regiões afetadas a reservarem a água de cisternas e caixas d’água para atividades prioritárias, e adiem tarefas que demandem alto consumo, até a normalização do abastecimento.