Os recém-nascidos da Maternidade Municipal Mário Niajar, no Alcântara, agora já podem sair com a identidade. O serviço foi implantado nesta quarta-feira (6), fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo e o Detran-RJ.
A novidade permite que, além da certidão de nascimento, os bebês e seus pais tenham acesso à primeira ou segunda via da identidade, facilitando a documentação e promovendo a cidadania desde os primeiros dias de vida.
O serviço será gratuito e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exclusivamente para pais de bebês nascidos na unidade. Para obter o documento, basta apresentar a certidão de nascimento.
De acordo com o Detran-RJ, este foi o 16º posto de identificação civil aberto pelo em maternidades públicas, que permite a emissão da carteira de identidade dos bebês logo após o nascimento. Os outros são na capital, na Baixada Fluminense, em Niterói e em Saquarema.
Importância do serviço
Durante a inauguração, o prefeito Capitão Nelson destacou o avanço para os moradores. “Isto é um passo à frente para São Gonçalo, uma parceria que traz grandes benefícios”, afirmou o prefeito ressaltando o compromisso com o bem-estar da população gonçalense.
Para o presidente do Detran-RJ, Gláucio Paz, a implantação do serviço foi um momento especial.
“É uma satisfação muito grande, especialmente porque sou de São Gonçalo. O governador nos orientou a levar esse atendimento com rapidez para as comunidades mais necessitadas, e hoje estamos aqui para cumprir essa missão”, explicou Paz.
A secretária de Saúde de São Gonçalo, Bianca Serour, enfatizou a importância do serviço para combater o sub-registro e ampliar o acesso à documentação.
“Muitos pais chegam aqui sem a documentação atualizada. Esse posto é uma conquista para garantir que tanto eles quanto os filhos saiam identificados e registrados, diminuindo o sub-registro na cidade”, afirmou Serour.