Sem adiantar nomes, o prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), disse nesta quarta-feira (18) após a sua diplomação, da vice-prefeita Isabel Swan e dos 21 vereadores disse que a cidade pode esperar “boas novidades”. O evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal, no Centro, e contou ainda com a presença do atual prefeito Axel Grael.
“Até o dia primeiro de janeiro eu tenho que anunciar. Em breve, vocês vão saber o nome de todos. Aguardem. Mas vocês terão boas novidades”, disse Neves.
Emocionado, Rodrigo Neves agradeceu pelo oportunidade de governar a cidade pela terceira vez.
“Tenho certeza que vou pegar a cidade em 2025 melhor do que quando peguei em 2013. Tudo isso graças ao excelente governo liderado por Axel Grael. Estou animado para fazer um governo melhor e mais animador. Estou pronto e disposto a ajudar”, discursou.
Saúde, educação e segurança
Rodrigo Neves reiterou ainda que algumas das prioridades do seu governo serão saúde, educação e segurança.
“Sei que Niterói mudou e não é mais a mesma do primeiro mandato há 12 anos. Mas o povo votou em mim porque confia e acredita que podemos fazer mudanças para a cidade avançar. Vamos olhar pra frente para fazer um governo mais inovador. Precisamos mudar e investir na saúde e na educação. Vamos fazer grandes investimentos nessas áreas e na segurança também”, adiantou Neves.
O que é a diplomação
A diplomação dos vereadores é o ato formal realizado após as eleições municipais, em que os candidatos eleitos para o cargo de vereador recebem o diploma que confirma sua vitória e sua posse no cargo. Esse processo é conduzido pela Justiça Eleitoral, que verifica a legalidade da eleição e garante que os eleitos atendem aos requisitos legais.
Ela acontece geralmente depois da conclusão da apuração dos votos e da resolução de possíveis impugnações ou questionamentos. Ela é importante porque marca o momento em que o candidato eleito é oficialmente reconhecido como vereador e pode assumir suas funções legislativas no município.
Vereadores diplomados
Douglas Gomes (PL)
Professor Tulio (PSOL)
Daniel Marques (PL)
Binho Guimarães (PDT)
Cal (União Brasil)
Andrigo (PDT)
Anderson Pipico (PT)
Renato Cariello (PDT)
Benny Briolly (PSOL)
Rodrigo Farah (Cidadania)
Gallo (Cidadania)
Leandro Portugal (MDB)
Allan Lyra (PL)
Leonardo Giordano (PC do B)
Gabriel Velasco (PSD)
Sylvio (PT)
Zaf (União Brasil)
Beto da Pipa (MDB)
Fernanda Louback (PL)
Fabiano Gonçalves (Republicanos)
Michel Saad Neto (Podemos)