O Brasil entra em campo nesta terça-feira (4) contra o Uruguai, no Estádio Nacional Brígido Iriarte, em Caracas, com um mix de expectativa e incerteza. Após uma fase de grupos instável, com duas vitórias e duas derrotas, a Seleção Brasileira começa sua jornada no hexagonal final do Sul-Americano Sub-20, agora com tudo zerado.
Com vitórias apertadas sobre Bolívia (2 a 1) e Equador (3 a 2), mas também com a pior derrota da competição – um 6 a 0 para a Argentina – e um derrota para a Colômbia (1 a 0), o Brasil se classificou em terceiro lugar no Grupo B. O Uruguai, por sua vez, chega à fase final com moral, liderando o Grupo A com 9 pontos, e ostentando o melhor ataque da competição, com 10 gols marcados.
No hexagonal final, tudo é zerado e as seis seleções se enfrentam em cinco rodadas. O time que terminar na liderança será declarado campeão do torneio.
Além do título, as quatro primeiras colocações garantem a vaga no Mundial Sub-20, que será realizado no Chile entre setembro e outubro deste ano. Caso o Chile se classifique entre os quatro primeiros, já que possui a vaga garantida como país-sede, o quinto colocado no Sul-Americano também conquistará a classificação para o torneio global.