- PUBLICIDADE -
InícioEsporteBriga em jogo da 4ª divisão do Campeonato Alemão deixa 155 policiais...

Briga em jogo da 4ª divisão do Campeonato Alemão deixa 155 policiais feridos

Uma briga generalizada entre torcedores do Dínamo de Berlin e do Energie Cottbus, em jogo da quarta divisão do Campeonato Alemão, deixou 155 policiais feridos. A confusão aconteceu no sábado e gerou preocupações com a questão da segurança do futebol no país, que sediará a Eurocopa entre junho e julho deste ano.

A polícia de Berlin informou que 116 policiais sofreram ferimentos por causa do uso de gás lacrimogêneo. Outros 28 foram agredidos na briga generalizada entre torcidas dos dois clubes e 11 foram atingidos por fogos de artifício e sinalizadores ao fim da partida. Dois torcedores foram feridos pelos cães da polícia, que foram soltos na tentativa de conter a confusão.

De acordo com as autoridades, a polícia abriu 62 inquéritos criminais por “ataques a policiais”, “resistência”, “agressões físicas”, “soltura de prisioneiros” e “insultos”. No total, 74 pessoas foram detidas e soltas horas depois.

A confusão aconteceu no sábado, no estádio do Dínamo, em jogo que era um confronto direto de olho no acesso à terceira divisão. Os dois clubes vêm sofrendo quedas sucessivas no Campeonato Alemão nos últimos anos. O Cottbus esteve no topo mais recentemente, disputando a primeira divisão entre 2000-2003 e 2006-2009.

A polícia informou que torcedores do Dínamo iniciaram a confusão lançando fogos de artifício e sinalizadores em direção à torcida rival, na arquibancada. Também queimaram cachecóis com o escudo rival. A arbitragem precisou paralisar a partida por cerca de 15 minutos. Ambas as torcidas têm fama de contarem com membros de ideologia política da direita radical.

A confusão se prolongou para o fim da partida. A polícia tentou intervir ao criar uma barreira separando os dois grupos. E, para tanto, usou gás lacrimogêneo, o que acabou se voltando contra os próprios agentes oficiais. Na sequência, torcedores arremessaram garrafas e pedras nos policiais, que responderam com mangueiras de água.

O Cottbus venceu a partida por 2 a 0, encerrando as chances de acesso do Dínamo. Ao mesmo tempo, se manteve na briga para voltar à terceira divisão.

A confusão gerou reprovação geral por parte de autoridades alemãs. “Eu condeno absolutamente (o que aconteceu)”, afirmou a senadora Iris Spranger, nesta segunda-feira. “O clube (Dínamo) precisa nos dizer agora o que vai fazer com os seus torcedores. Gastamos dinheiro dos contribuintes para pagar mil policiais para garantir a segurança da partida.”

A ministra do Interior da Alemanha também criticou o episódio. “Tanta violência destrói o esporte”, afirmou Nancy Faeser.

Contando com 24 seleções, a Eurocopa será disputada na Alemanha entre os dias 14 de junho e 14 de julho.

Leia Também: Paris será uma cidade feliz nos Jogos, diz prefeita da sede olímpica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também