São Gonçalo tem uma grande criação de búfalos. Você sabia? Pois é. A área rural do município, desconhecida por muitos, é um verdadeiro tesouro natural e produtivo. Embora represente 5% do território, essa pequena porção de terra é responsável por uma grande produção agrícola, com cultivo de plantas, criação de búfalos e uma diversidade de fauna e flora que encantam a todos que têm a chance de conhecer.
Entre as regiões rurais que se destacam está Guaxindiba, uma área de solo fértil que abriga uma das mais importantes áreas de proteção ambiental do município, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Além disso, Guaxindiba é lar de uma produção significativa, a criação de mais de 100 búfalos para corte, na Fazenda Varjão, que é um importante centro de produção de carne saudável. A carne de búfalo, rica em proteínas, minerais e gorduras saudáveis, tem conquistado seu espaço no mercado devido aos seus benefícios na saúde. Embora tenha uma oferta limitada, a carne de búfalo é muito procurada. Na fazenda, também é possível encontrar uma vasta plantação de milho, aipim e maracujá.
Outro destaque é o Sítio São Pedro, uma propriedade familiar que, como muitas outras na localidade, adota práticas sustentáveis, como a reciclagem de tudo o que é utilizado no dia a dia do sítio. Através do cultivo do solo eles também têm uma enorme produção de legumes, cereais, frutas e verduras.
O Sítio São Pedro também é um dos muitos produtores que participam da Feira da Agricultura Gonçalense, que acontece toda terça e sexta-feira, das 6h às 14h, na Rua Salvatori, no Centro da cidade. A feira é um importante ponto de encontro entre agricultores locais e consumidores, destacando não apenas a qualidade dos alimentos frescos e saudáveis, mas também seu impacto direto na economia local.
O secretário de Agricultura e Pesca da Prefeitura de São Gonçalo, Magno José, o Magu, visitou no início da semana as duas propriedades e conversou com os produtores.
“É muito importante conhecermos o que temos de mais precioso aqui no município e o nosso objetivo é trabalhar para a contribuição direta da economia local e a valorização do agricultor da região”, afirmou.