A tecnologia de monitoramento do município voltou a ser decisiva para apoiar o trabalho da Polícia Civil. A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, auxiliou na captura de mais um foragido da Justiça. Maycon dos Santos, condenado a 12 anos por homicídio e investigado pela morte de um policial militar em maio de 2025, em Niterói, foi localizado após uma ação integrada entre agentes municipais e a Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG).
A identificação do suspeito foi possível graças ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Após Maycon publicar uma foto no Farol de Ponta Negra, agentes reconheceram a motocicleta usada por ele. Com o auxílio das câmeras inteligentes distribuídas pela cidade, foi possível rastrear seus deslocamentos. O foragido acabou abordado e preso na ponte da Barra de Maricá, na última sexta-feira (5), durante operação da Polícia Civil.
O secretário de Segurança Cidadã, Julio Veras, destacou os resultados do sistema de monitoramento:
“Esse investimento vem proporcionando resultados significativos, auxiliando investigações e reforçando a segurança da cidade. A combinação entre tecnologia de ponta, presença ostensiva e valorização dos servidores tem sido fundamental para manter os índices de criminalidade em queda”, afirmou.
Outro foragido é capturado com apoio do Ciosp
No sábado (6), o município também contribuiu para a prisão de Robert Richard, conhecido como Lázaro, que tinha mandado de prisão por latrocínio, tráfico de drogas e roubo qualificado cometidos em 2022, em Guapimirim. As câmeras inteligentes identificaram a motocicleta que ele conduzia e, após o alerta, a Polícia Civil realizou a abordagem em Itaboraí. O suspeito foi levado para a DHNSG, onde permanece à disposição da Justiça.
Cidade da Segurança reforça investimento em tecnologia
Na segunda-feira (1º de dezembro), a Prefeitura iniciou as obras da Cidade da Segurança, um complexo moderno que reunirá estruturas voltadas à Guarda Municipal, incluindo área de treinamentos, estande de tiros, salas de capacitação e um novo Centro Integrado de Comando e Controle com tecnologia avançada.
Os resultados do investimento constante na segurança pública são expressivos. Em 2025, Maricá registrou o menor índice de letalidade violenta desde 2003 e completou um ano e meio sem casos de latrocínio. Somente neste ano, foram realizadas 27 prisões, cinco pessoas desaparecidas foram encontradas e 109 veículos roubados ou furtados recuperados. Mais de 300 ocorrências foram encaminhadas à Polícia Civil a partir do monitoramento.
Nas redes sociais, o prefeito Washington Quaquá destacou o trabalho do Ciosp:
“Aqui a cidade é monitorada de verdade! As câmeras inteligentes e o time do Ciosp ajudam a Polícia Civil a prender foragidos perigosos. A tecnologia funcionou e a prisão aconteceu. Aqui não tem vez para a bandidagem.”

O post Câmeras inteligentes de Maricá identificam foragido após foto em ponto turístico apareceu primeiro em ErreJota Notícias.




