Divulgação / Polícia Civil
Em uma operação de combate ao crime organizado, a Polícia Civil desarticulou, nesta quinta-feira (27), um esquema clandestino de fornecimento de internet na comunidade de Realengo, na Zona Oeste do Rio. O serviço ilegal estava diretamente associado à facção criminosa Amigo dos Amigos (ADA), segundo os agentes.
Durante a ação, os responsáveis pelo provedor foram presos em flagrante, sendo identificados como operadores de equipamentos furtados de concessionárias autorizadas, caracterizando o crime de receptação qualificada.
A investigação revelou que o provedor clandestino, além de fornecer internet ilegal para moradores e comerciantes locais, tinha como principal objetivo financiar o tráfico de drogas e a expansão territorial da facção. O esquema criminoso forçava empresas legítimas a abandonarem a área, consolidando a influência da organização criminosa sobre a região.
A operação resultou ainda na apreensão de diversos equipamentos de alta tecnologia, furtados de empresas fornecedoras de internet, como cabos, routers e terminais ópticos, todos utilizados no funcionamento do esquema. Entre os itens apreendidos, estão cabos Drop da VTAL, routers Cloud Core da CCR, CTOs, OLTs e ONTs da Oi, além de fontes nobreak e switches.
Todos os materiais serão periciados para identificar os responsáveis pelo fornecimento e distribuição dos equipamentos no mercado clandestino.