- PUBLICIDADE -
InícioDestaqueChuva atinge Rio e Baixada e provoca alagamentos; vídeo

Chuva atinge Rio e Baixada e provoca alagamentos; vídeo

Reprodução

A chuva que atingiu o Rio de Janeiro e cidades da Baixada Fluminense na tarde desta quarta-feira (29) causou alagamentos, paralisações no transporte público e colocou municípios em alerta.

O Rio entrou em Estágio 2 às 16h, nível que indica risco de ocorrências de alto impacto. Em Nova Iguaçu, o estágio subiu para alerta máximo.

Por volta das 17h57, a Defesa Civil enviou pela primeira vez o novo alerta sonoro de “Alerta extremo” para moradores da Capital. A mensagem informava que havia previsão de chuva intensa até o fim da noite e recomendava evitar ruas alagadas.

“Cidade do Rio permanece em Estágio 2. Pancadas de chuva até o fim da noite de hoje. Evitem ruas alagadas. Emergência: ligue 199”, dizia o comunicado.

Alagamentos e impacto no transporte público

A chuva intensa alagou diversas vias do Grande Rio. Em bairros da Zona Norte, motoristas enfrentaram congestionamentos devido ao acúmulo de água. Em Bonsucesso e Ramos, pedestres tiveram dificuldade para atravessar as ruas. Em Madureira e Cascadura, ônibus ficaram presos em pontos de alagamento.

No metrô, cinco estações da Linha 2 — Pavuna, Engenheiro Rubens Paiva, Acari/Fazenda Botafogo, Coelho Neto e Colégio — ficaram fechadas temporariamente por cerca de 30 minutos, com circulação retomada às 16h30. As linhas 1 e 4 não foram afetadas.

Reprodução

Nos trens da SuperVia, o ramal Belford Roxo teve operação interrompida no trecho entre Rocha Miranda e Belford Roxo. Os trens circularam apenas entre a Central do Brasil e Mercadão de Madureira.

Baixada Fluminense em alerta

Em Nova Iguaçu, a Defesa Civil elevou o estágio de risco para o nível 4, de uma escala que vai até 6. O Rio Botas transbordou, atingindo o nível de 3,67 metros, o que levou ao alagamento de ruas em vários bairros. As áreas mais afetadas foram Riachão, que registrou 63,75 mm de chuva, e Cobrex, com 49,2 mm.

Na Via Dutra, na altura de Austin, passageiros ficaram ilhados dentro de um ônibus devido ao alagamento da rodovia. A Transportes Flores, que atende passageiros da Baixada, informou que algumas linhas sofreram alterações por causa das chuvas.

Veja como ficou ruas de Nova Iguaçu

Reprodução

A Defesa Civil de Nova Iguaçu registrou cinco ocorrências até o momento: três alagamentos, uma ameaça de queda de laje e uma queda de árvore sobre a rede elétrica. “Todos os 37 pontos de apoio estão preparados para receber a população em caso de necessidade”, informou o órgão.

Previsão para as próximas horas

Segundo o sistema Alerta Rio, o tempo continuará instável, com previsão de novas pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, acompanhadas de raios e rajadas de vento. A recomendação é que a população permaneça em locais seguros e evite transitar por áreas alagadas.

A Defesa Civil reforça que os alertas continuam sendo enviados via SMS e que, em caso de emergência, os moradores devem entrar em contato pelos números 199, 2667-5751 ou 9-8160-9740.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também