- PUBLICIDADE -
InícioEstilo de VidaCientistas desenvolvem nova técnica para identificar câncer de pele

Cientistas desenvolvem nova técnica para identificar câncer de pele

Pesquisadores da Universidade de Warwick, no Reino Unido, estão desenvolvendo um método inovador para a detecção de câncer de pele. A técnica utiliza ondas Terahertz (THz), que se situam “entre os infravermelhos (usados em controles remotos) e as micro-ondas no espectro eletromagnético”, conforme explicam os cientistas à BBC.

Essas ondas têm o potencial de serem utilizadas em exames para mapear a extensão dos tumores com maior precisão.

Ensaios clínicos já estão em andamento, e os cientistas esperam que essa tecnologia possa acelerar o diagnóstico e auxiliar os cirurgiões na remoção do câncer com a preservação máxima de pele saudável.

Emma MacPherson, uma das pesquisadoras envolvidas no projeto, destaca que as ondas THz “possuem frequências um milhão de vezes inferiores às do raio-X”, tornando-as “consideradas seguras e altamente sensíveis a alterações sutis na concentração de água”. Nos casos de “câncer de pele, a quantidade de água na pele é diferente da pele saudável ao redor”, complementa.

Em teoria, “uma máquina produtora de ondas THz poderia ser utilizada para mapear com grande precisão a extensão de qualquer câncer de pele”. Isso pode auxiliar os médicos no diagnóstico mais preciso do problema e na identificação exata da área afetada.

Leia Também: Os tipos mais comuns de Câncer e como prevenir cada um deles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também