- PUBLICIDADE -spot_img
spot_img
InícioDestaqueColheita de tomates especiais do Inova Agroecologia Maricá atrai pesquisadores de Goiás

Colheita de tomates especiais do Inova Agroecologia Maricá atrai pesquisadores de Goiás

- PUBLICIDADE -spot_img

Leia também

A Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), promoveu neste sábado (27/09) mais uma colheita de tomates especiais do programa Inova Agroecologia. O evento contou com um passeio guiado pelas estufas, palestra técnica, degustação e espaço de troca de saberes entre produtores, pesquisadores e entusiastas da agroecologia na Fazenda Pública Joaquín Piñero.

O programa é fruto de uma parceria entre a Codemar e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Por meio dele, são realizados pesquisa, inovação e capacitação em práticas agroecológicas na produção local. A colheita deste sábado mostrou ao público as variedades de tomates especiais — com cores, sabores e características pouco comuns — cultivadas de forma orgânica no município.

“Esse evento mostra a importância de ter contato direto com quem pode ensinar sobre o melhor aproveitamento dos alimentos e como cultivá-los. Estamos aqui para somar e trabalhar junto com os produtores e as famílias, valorizando a produção local”, destacou o secretário de Direitos Humanos, João Carlos de Lima, o Birigu.

Exportando conhecimento

A produção dos tomates especiais chamaram a atenção de pesquisadores de Rio Verde, em Goiás. Representantes do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) participaram da colheita especial e aproveitaram para conhecer mais dos projetos da Codemar em parceria com a UFRRJ – além do Inova Agroecologia, também há o Farmacopeia Marik’á, voltado para pesquisa, desenvolvimento e produção de plantas medicinais, produtos naturais e fitoterápicos, promovendo o acesso a terapias tradicionais e sustentáveis.

“Viemos a Maricá em busca de conhecimento sobre como a prefeitura e a universidade, juntas, estão melhorando a produção de alimentos sustentáveis. Estamos impressionados com o que vimos na fazenda. É, de fato, uma revolução na produção de alimentos. Um dos principais diferenciais que encontramos aqui foi a produção de alimentos de maior valor agregado, que fortalecem a agricultura familiar”, destacou o diretor-geral do Campus Rio Verde do IF Goiano, Fabiano Guimarães.

Nos últimos anos, o projeto já desenvolveu dezenas de variedades de tomates gourmet e coloridos, sempre com foco em sustentabilidade, valorização da produção familiar e fortalecimento da economia local. Durante a colheita, os participantes puderam conhecer as técnicas de cultivo em estufas adotadas pelo Inova Agroecologia e tiveram contato com variedades pouco convencionais e sementes de alto valor genético.

Com experiência de 20 anos de cultivo e com um banco de 1.000 variedades de tomate na UFRRJ, o professor e engenheiro agrônomo Antônio Carlos Abboud, um dos coordenadores do Inova Agroecologia Maricá, explicou que o objetivo do evento foi fomentar a adoção de boas práticas por agricultores locais e ampliar redes de cooperação em agroecologia, além de incentivar a produção de alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos em Maricá e região.

“Nosso objetivo é contribuir para a diversidade da agricultura local e ampliar a oferta de alimentos saudáveis e diferenciados. Aqui, a agricultura é 100% orgânica. Não utilizamos nenhum tipo de veneno, adotamos práticas agroecológicas que garantem alimentos saudáveis e o equilíbrio do ambiente”, concluiu.

Estiveram presentes também a secretária de Ciência e Tecnologia, Sabrina Alves, a vereadora Adriana Costa, além de produtores locais, pesquisadores e estudantes.














































O post Colheita de tomates especiais do Inova Agroecologia Maricá atrai pesquisadores de Goiás apareceu primeiro em Prefeitura de Maricá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui