
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) realizou, na manhã deste domingo (8), uma ação para coibir a atuação de flanelinhas nas vias próximas ao desfile do bloco Cortejo Sinfônica Ambulante, no bairro do Gragoatá, em Niterói. A operação teve como diferencial o monitoramento aéreo com drones, utilizado desde o início da concentração do bloco.
A fiscalização foi conduzida pela Divisão de Aeronaves Não Tripuladas (DANT), que identificou a prática irregular e acionou, via rádio, o motopatrulhamento da 1ª Inspetoria Regional da Guarda Municipal, garantindo uma resposta rápida no local. As equipes adotaram as medidas necessárias para cessar a atividade irregular e preservar o ordenamento urbano.
De acordo com o secretário municipal de Ordem Pública, Gilson Chagas, o uso da tecnologia é essencial para o planejamento e a segurança de grandes eventos.
“O uso da tecnologia no monitoramento das vias é uma ferramenta estratégica para garantir o ordenamento urbano e a segurança da população. Nossa atuação é preventiva e integrada, para coibir práticas irregulares, assegurar a mobilidade e permitir que eventos desse porte aconteçam de forma organizada e segura para todos”, afirmou.
A operação contou ainda com o apoio da Guarda Municipal e do PROEIS, reforçando a segurança durante o evento. O esquema especial inclui cinco drones de alta performance, dez pilotos treinados e certificados e uma viatura de comando equipada com centro de controle móvel.
Com a expectativa de receber milhares de turistas durante os desfiles, blocos de rua e carnavais de bairro, o município mantém o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) em funcionamento contínuo ao longo do Carnaval. O sistema de videomonitoramento em tempo real permite acompanhar grandes aglomerações, identificar situações de risco e apoiar as equipes de campo de forma imediata.
O post Com apoio de drones, Prefeitura atua contra flanelinhas no Gragoatá apareceu primeiro em SOS Notícias RJ.


