O Flamengo entra em campo na noite desta quinta-feira (19) para disputar o primeiro jogo das quartas de final da Libertadores, contra o Peñarol, do Uruguai, no Maracanã, às 19h. A volta será na próxima semana, também na quinta (26), no Campeón del Siglo, em Montevidéu. O confronto poderá ser acompanhado pela ESPN e no Disney+.
A disputa por uma vaga nas semifinais da competição sul-americana promete ser um desafio complicado para o Rubro-Negro carioca. Assolado por uma série de lesões no elenco, o técnico Tite tem sérios desfalques para montar sua equipe, especialmente no setor ofensivo.
No último domingo, o atacante Luiz Araújo engrossou a lista após sofrer uma fratura na cartilagem do joelho direito no clássico contra o Vasco. O camisa sete do Flamengo se junta a Pedro, Cebolinha, Viña e Michael, entregues ao departamento médico do clube. Os três primeiros, por sinal, só retornarão aos trabalhos com o grupo em 2025.
Outro fator a considerar é a rivalidade com o Peñarol. As duas equipes já se enfrentaram seis vezes em partidas oficiais e os uruguaios se tornaram uma pedra no sapato do Rubro-Negro, com quatro vitórias, um empate e apenas uma derrota. No Maracanã, o Flamengo conquistou sua única vitória com um 3 a 0 na Copa Mercosul de 1999.
Pela Libertadores, os cariocas receberam os uruguaios em duas ocasiões, nas quais perderam ambas por 1 a 0, em 1982 e 2019. Este último confronto ficou marcado pela agressão a um torcedor rubro-negro por torcedores do Peñarol, que acabou resultando na morte do capixaba, que veio ao Rio para assistir ao confronto. A derrota de 2019 foi a última do Flamengo no estádio antes de alcançar a série invicta de 28 jogos como mandante na Libertadores.
As duas equipes alcançaram as quartas de final com campanhas semelhantes. Ambos passaram pela fase de grupos em segundo lugar em seus grupos e pegaram equipes bolivianas nas oitavas. Flamengo e Peñarol venceram Bolivar e The Strongest, respectivamente, no jogo de ida, em casa, e foram derrotados na volta, em La Paz, mas se classificaram pelo placar agregado favorável.
A equipe uruguaia é comandada por Diego Aguirre, técnico com passagens pelo futebol brasileiro a frente de Atlético-MG, São Paulo, Internacional e Santos. Os destaques do time são o meia Leo Fernández e o atacante Maxi Silvera.
Escalações
Flamengo: Rossi, Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, De la Cruz, Gerson e Arrascaeta; Plata e Bruno Henrique.
Peñarol: Aguerre, Léo Coelho, Javier Méndez, Guzmán Rodríguez; Pedro Milans, Eduardo Darías, Damián García, Javier Cabrera, Léo Fernández, Maximiliano Olivera; Maximiliano Silvera.
Arbitragem
Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
Árbitro Assistente 1: Jorge Urrego (VEN)
Árbitro Assistente 2: Tulio Moreno (VEN)
Quarto Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
VAR: Juan Soto (VEN)
Gazeta Esportiva