- PUBLICIDADE -
InícioDestaqueEstreia de alerta assusta 'geral' no Rio e Paes explica em vídeo

Estreia de alerta assusta ‘geral’ no Rio e Paes explica em vídeo

O novo sistema de alertas da Defesa Civil pegou muitos cariocas de surpresa na noite desta quarta-feira (29). Por volta das 18h, celulares de moradores da cidade vibraram e emitiram um som agudo, independentemente de estarem no modo silencioso. O prefeito Eduardo Paes recorreu às redes sociais para explicar o aviso e tranquilizar a população.

“Estou recebendo um monte de mensagens de gente falando que quase infartou e morreu do coração, mas é bom a gente ir se habituando”, disse Paes em um vídeo publicado nas redes.

Ele reforçou que o sistema foi criado para chamar atenção e ajudar as pessoas a se planejarem em situações de risco.

“É pra dar susto mesmo e chamar atenção. É para as pessoas se planejarem e não irem para uma área alagada”, completou.

A mensagem enviada para os celulares avisava sobre a previsão de pancadas de chuva até o fim da noite e recomendava evitar áreas alagadas. O comunicado também orientava a população a entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199 em caso de emergência.

Sistema de alertas

O sistema faz parte de uma iniciativa da Defesa Civil Nacional para avisar a população sobre desastres naturais. O serviço começou a ser testado em dezembro do ano passado nos estados do Sul e Sudeste e deve ser expandido para todo o Brasil nos próximos meses.

Alerta enviado a celulares do Rio de Janeiro pela primeira vez nesta quarta-feira


Alerta enviado a celulares do Rio de Janeiro pela primeira vez nesta quarta-feira


|  Foto:
Divulgação / Defesa Civil

Os alertas são enviados automaticamente para celulares conectados a redes 4G e 5G em regiões onde há risco iminente de enchentes, deslizamentos, vendavais e outras situações de perigo. O usuário não precisa se cadastrar para receber as mensagens. A responsabilidade pelo envio dos avisos é das Defesas Civis estaduais e municipais.

Cidade do Rio entra em Estágio 2

A chuva, que começou a cair no meio da tarde, fez o município entrar no Estágio 2 às 16h, em uma escala de um a cinco. Esse nível indica risco de ocorrências com alto impacto.

A previsão do Alerta Rio indica que o tempo continuará instável durante a noite, com céu nublado e possibilidade de pancadas isoladas de chuva moderada a muito forte. Há chances de raios e rajadas de vento, mas os ventos devem permanecer entre fracos e moderados.

A Defesa Civil reforça que a população deve ficar atenta aos alertas e evitar deslocamentos por áreas de risco. Em caso de emergência, os contatos são o 199 e o 193 (Corpo de Bombeiros).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também