- PUBLICIDADE -
InícioDestaqueEx-militares dizem que Bolsonaro tinha plano para dar golpe

Ex-militares dizem que Bolsonaro tinha plano para dar golpe

Depoimentos de ex-líderes das Forças Armadas indicam que Jair Bolsonaro apresentou a eles um plano para realizar um golpe de Estado. A revelação foi feita, nesta quinta-feira (21), pelo ex-comandante do Exército, Marco Antônio Freire Gomes, pelo chefe do Comando de Operações Terrestres (Coter), general Estevam Theophilo, e pelo ex-comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Baptista Júnior. Segundo os militares, o ex-presidente apresentou duas versões de uma minuta do golpe.

“Em uma reunião no Palácio da Alvorada, em data indeterminada, o então presidente Jair Bolsonaro apresentou um rascunho do documento que propunha a decretação do Estado de Defesa e a criação de uma comissão para avaliar a legalidade do processo eleitoral”, relatou Freire Gomes em depoimento à Polícia Federal.


As investigações também sugerem que Bolsonaro teria convocado, de maneira reservada no Palácio da Alvorada, o general Estevam Theophilo, chefe do Coter, para reforçar seu “determinado objetivo de implementar o que estava estabelecido no documento”.

Theophilo afirmou que participou da reunião a pedido de Freire Gomes, embora este último tenha negado tal solicitação.

O general também relatou à Polícia Federal que rejeitou qualquer ação que pudesse obstruir a posse de Lula, expressando sua discordância tanto com o ex-presidente quanto com o Ministério da Defesa, em conversas privadas com outros generais.

Da mesma forma, o tenente-brigadeiro Baptista Júnior, ex-comandante da Aeronáutica, disse ter tido acesso às duas versões do plano golpista. Ele afirmou que, caso o comandante do Exército não tivesse se oposto, o golpe provavelmente teria ocorrido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE -

Leia também