- PUBLICIDADE -spot_img
InícioDestaqueExonerações na Alerj escancaram disputa pelo comando da Casa após afastamento de...

Exonerações na Alerj escancaram disputa pelo comando da Casa após afastamento de Bacellar

Leia também

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) exonerou 330 servidores comissionados em edição extraordinária do Diário Oficial publicada nesta terça-feira (06). A decisão foi tomada pelo presidente em exercício, Guilherme Delaroli, que assumiu o comando da Casa após o afastamento de Rodrigo Bacellar (União Brasil) por determinação do STF.

Sem vínculos com os grupos que historicamente controlavam a estrutura administrativa da Alerj, Delaroli promoveu um corte amplo que atingiu indicações ligadas a ex-presidentes da Casa e ex-governadores, como Sérgio Cabral, Paulo Melo, André Ceciliano e Wilson Witzel. Entre os exonerados estão Marco Antônio Neves Cabral e Suzana Neves Cabral, filho e ex-esposa de Sérgio Cabral. Também foram afastados todos os nomes ligados diretamente a Bacellar.

As exonerações evidenciaram uma disputa política nos bastidores do Legislativo. O PL articula a manutenção de Delaroli na presidência interina e avalia cenários para uma eventual eleição interna, que só pode ocorrer caso Bacellar renuncie ao cargo. Pelas regras da Casa, a vaga deve ser preenchida por votação em até cinco sessões.

Com a maior bancada da Alerj, o PL defende Delaroli como alternativa de estabilidade institucional e avalia seu nome também para a presidência a partir de 2027. Apesar das resistências internas, aliados afirmam que a estratégia reforça o poder de articulação do interino e sustenta um discurso de combate a excessos administrativos.

O post Exonerações na Alerj escancaram disputa pelo comando da Casa após afastamento de Bacellar apareceu primeiro em ErreJota Notícias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui