A quarta morte em decorrência da Febre Oropouche foi confirmada no Brasil, nesta quarta-feira (11). Outros dois casos aconteceram na Bahia e um em Pernambuco. No ano, já são quase 11 mil casos confirmados, sendo a maioria no Amazonas e no Espírito Santo, com pouco mais de 3 mil casos cada, seguidos de Rondônia, com 1.700.
A vítima é uma mulher de 61 anos de idade, moradora da cidade de Fundão, no Espírito Santo, que morreu em 28 de agosto. Este ano, o Brasil vive um surto da doença. O vírus é transmitido pelo inseto conhecido como mosquito-pólvora ou maruim.
Os sintomas parecem com os da dengue e de outras arboviroses, como febre, dor de cabeça, dor muscular e articular. E aparecem entre 3 e 8 dias após a picada do inseto.
Nos primeiros sinais, é importante procurar uma unidade de saúde. O diagnóstico é feito por avaliação clínica, laboratorial e epidemiológica. Ainda não há tratamento específico nem vacina disponível. Os medicamentos aliviam os sintomas, com o uso de analgésicos e de antitérmicos para controlar a febre.
Agência Brasil