Na última terça-feira (12/08), a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, promoveu uma animada festa agostina para os moradores da Casa Abrigo Ernani Gomes Duarte – Unidade Itaipuaçu.
As 18 pessoas acolhidas aproveitaram um dia de muita música, gincanas, pratos típicos e, principalmente, momentos de afeto, união e resgate da dignidade. O evento foi organizado de forma coletiva, com todos participando das decisões, desde a decoração até as atividades do dia.
“Os próprios moradores ajudaram a planejar e montar a festa. A ideia vai muito além da diversão — é sobre integração, garantia de direitos e construção de novos laços”, explicou a coordenadora da unidade.
Um novo recomeço
A Casa Abrigo tem capacidade para 20 pessoas de ambos os sexos e acolhe quem precisa de um apoio para se reorganizar e recomeçar a vida.
Um dos exemplos é Alexandre Nascimento de Moura, de 56 anos, que após um acidente perdeu o emprego e acabou vivendo nas ruas. “Aqui estão me ajudando muito. Quero tratar minha visão e voltar a trabalhar”, contou.
Tempo para reconstruir vidas
O abrigo recebe casos complexos e oferece até seis meses de estadia, com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar e apoio de outras secretarias municipais. Na maioria das vezes, os acolhidos conseguem se reestruturar antes desse prazo.
Quer ajudar ou informar sobre alguém em situação de rua?
Entre em contato com a Assistência Social pelo número (21) 97371-3293.
O post Festa Agostina leva alegria e esperança para moradores da Casa Abrigo em Itaipuaçu apareceu primeiro em SOS Notícias RJ.




