- PUBLICIDADE -
InícioDestaqueGovernador anuncia retomada do projeto da Linha 3 do Metrô

Governador anuncia retomada do projeto da Linha 3 do Metrô

O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), anunciou nesta quinta-feira (12) a retomada do projeto da Linha 3 do Metrô, que ligará São Gonçalo e Niterói ao Rio. A declaração foi feita durante uma cerimônia no Museu de Arte Contemporânea (MAC), na Boa Viagem. 

No evento, que marcou a assinatura da carta de apoio do Governo Estadual à candidatura conjunta (Rio e Niterói) para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031, Castro atualizou o público sobre o andamento da implementação da Linha 3 do Metrô.

Aspas da citação

Projeto fundamental para a melhoria da mobilidade na Região Metropolitana


Cláudio Castro,
governador do Rio

Aspas da citação

“Nós não apenas temos a capacidade de sonhar, mas também de tirar do papel o projeto da Linha 3. Já avançamos em etapas importantes, como o destravamento da Linha 4, e agora podemos retomar nosso foco para a Linha 3, um projeto fundamental para a melhoria da mobilidade na Região Metropolitana”, declarou.

Projeto está avançando

O governador também compartilhou os avanços feitos até agora, destacando as viagens do secretário de Transportes do estado do Rio, Washington Reis, à China e outros países, com o objetivo de atrair investimentos para o projeto. “Há interessados nesse empreendimento”, enfatizou.

A cerimônia contou ainda com a presença do prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), e do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), que também ressaltaram a importância da Linha 3 como um passo importante na união entre as cidades e o Governo do Estado.

Aspas da citação

Linha 3 vai transformar a vida de cidades como São Gonçalo e Itaboraí


Rodrigo Neves,
prefeito eleito de Niterói.

Aspas da citação

“Não é possível que ainda tenhamos que conviver com uma única ponte ligando Niterói ao Rio, construída há 50 anos. Precisamos de um túnel de 5 ou 6 quilômetros sob a Baía de Guanabara. Niterói e o Rio precisam estar a uma estação de metrô de distância, e a Linha 3 vai transformar a vida de cidades como São Gonçalo e Itaboraí”, explicou Rodrigo Neves.

Paes complementou destacando o simbolismo do evento e a importância da Linha 3


Paes complementou destacando o simbolismo do evento e a importância da Linha 3


|  Foto:
Péricles Cutrim

‘Fundamental’

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, complementou destacando o simbolismo do evento e a importância da Linha 3 para a mobilidade metropolitana.

Aspas da citação

Sabemos que o estado precisa de soluções mais rápidas


Eduardo Paes,
prefeito do Rio.

Aspas da citação

“É um projeto fundamental para a transformação da mobilidade na Região Metropolitana. Sabemos que o estado precisa de soluções mais rápidas e eficientes para o transporte, e é isso que a Linha 3 representa: um avanço significativo para facilitar o deslocamento das pessoas, reduzir o tempo de viagem e melhorar a qualidade de vida”, afirmou Paes.

Promessa

Em tom descontraído, Paes ainda comentou que, para que a Linha 3 finalmente saia do papel, é necessário fazer promessas públicas.

Aspas da citação

Mas é assim que as coisas acontecem


Eduardo Paes,
prefeito do Rio.

Aspas da citação

“Quando a imprensa começar a divulgar que o governador Cláudio Castro, o prefeito Rodrigo Neves e eu prometemos a Linha 3 do metrô, vai ser aquele alvoroço: ‘Ferrou, daqui a um mês, por que ainda não saiu?’ Mas é assim que as coisas acontecem”, disse Paes.

O projeto da Linha 3 do Metrô foi discutido pela primeira vez em 1968


O projeto da Linha 3 do Metrô foi discutido pela primeira vez em 1968


|  Foto:
Péricles Cutrim

O projeto

O projeto da Linha 3 do Metrô, que inclui a construção de um túnel submerso de 3 quilômetros sob a Baía de Guanabara, foi discutido pela primeira vez em 1968. Em 2015, o custo estimado para a obra era de 2,57 bilhões de dólares.

Em dezembro de 2023, a licitação para o projeto foi vencida pelo Consórcio Enefer e Transplanera, com valor estimado de R$ 18,6 milhões. A linha ligará os trechos Jardim Oceânico – Alvorada – Recreio e Praça XV – Arariboia – Alcântara, passando por Niterói, e utilizará a Modelagem da Informação da Construção (BIM).

Licitação foi anulada

No entanto, em 29 de agosto deste ano, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) anulou a licitação do estudo que avaliaria a viabilidade técnica, jurídica, econômica e ambiental da implantação dos trechos. Segundo o relatório, havia indícios de irregularidades no processo.

Além disso, o TCE apontou falhas como a “ausência de exigência para que as empresas comprovem a capacidade no uso da tecnologia BIM” e a falta de algumas exigências formais. Vale ressaltar que a gestão do serviço é responsabilidade do Governo do Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também