O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, reuniu-se nesta quinta-feira (06/02) com o governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, no Palácio Guanabara, para debater parcerias voltadas à melhoria da segurança no município. O objetivo do encontro foi discutir estratégias para impedir a entrada de armas, drogas e produtos de atividades ilícitas na cidade, fortalecendo o combate ao crime organizado por meio da investigação e inteligência policial.
Também participaram da reunião Arlen Pereira, secretário Executivo de Gestão de Governo de Maricá, e Nicola Miccione, titular da Casa Civil estadual. Durante o encontro, Quaquá destacou a importância da cooperação entre os entes municipais e estaduais para garantir a segurança da população.
“O governador Cláudio Castro tem sido um grande parceiro de Maricá na segurança pública e em vários aspectos da cidade. Acabamos de acertar uma série de parcerias entre o Governo do Estado e o município para provar que é possível fazer as coisas juntos, melhorando a vida do povo. Em Maricá, a bandidagem não vai ter vez”, afirmou o prefeito Quaquá.
O governador Cláudio Castro ressaltou que a política de segurança pública deve ir além do confronto armado, investindo também em tecnologia e inteligência para desarticular financeiramente os grupos criminosos.
“A parceria que a Prefeitura de Maricá veio propor ao Estado é algo inédito no Rio de Janeiro. Não tenho dúvidas que Maricá caminha a passos largos para ser a cidade mais segura do estado do Rio. Sem vaidades, estamos trabalhando juntos. Com essa parceria, estamos dando uma grande mostra para todo o país de que precisamos deixar a eleição de lado e cumprir aquilo para o que fomos eleitos: trabalhar por essas pessoas”, declarou Castro.
O secretário Arlen Pereira enfatizou que a parceria entre o Governo do Estado e Maricá vem sendo consolidada desde a gestão anterior de Quaquá como deputado federal. Segundo ele, a proximidade com o governador Castro permitiu avanços também em outras áreas, como turismo e infraestrutura.
A segurança pública tem sido uma das prioridades do atual governo municipal. Nos primeiros dias do mandato, Quaquá já havia recebido o secretário de Estado de Segurança Pública, Victor dos Santos, para discutir a implantação de um projeto piloto que visa à troca de informações e à integração de sistemas. Como parte desse esforço, um aplicativo será desenvolvido para facilitar o acesso de agentes de segurança aos bancos de dados municipais e estaduais, tornando as ações mais ágeis e eficazes.