InícioDestaqueIndicada ao Grammy, banda 'Os Garotin' resgata orgulho gonçalense

Indicada ao Grammy, banda ‘Os Garotin’ resgata orgulho gonçalense

Com os cabelos marcantes, estilo autêntico e um som carregado de personalidade, a banda Os Garotin é a nova sensação do momento. O grupo, que recebeu três indicações ao Grammy Latino 2024 e se apresentou no Rock in Rio na última quinta-feira (19), encontrou na arte uma maneira de expressar uma paixão em comum: São Gonçalo, cidade da Região Metropolitana do Rio.

Formado por Anchietx, de 28 anos, Cupertino, de 31, e Léo Guima, de 25, o trio conquistou o Brasil com seu mais recente e premiado álbum, “Os Garotin de São Gonçalo”, que homenageia o município onde cresceram e se formaram como artistas.

Foi o lugar onde crescemos, onde aprendemos tudo

Léo Guima,
integrante da banda

Orgulho gonçalense

“Passa um filme pela cabeça. Sair de São Gonçalo e poder levar nossa cidade estampada para o Brasil inteiro e, agora, para o mundo com o Grammy. Ou seja, vai aparecer ‘Os Garotin de São Gonçalo’ em Miami. Isso é surreal. Foi o lugar onde crescemos, onde aprendemos tudo. É muito maneiro que exatamente essas conquistas, que às vezes pareciam inalcançáveis, nos fazem lembrar da época em que não imaginávamos que isso seria possível”, compartilhou Léo Guima, em entrevista exclusiva ao ENFOCO.


Grupo destaca a importância do município de São Gonçalo no estado do Rio


|  Foto:
Divulgação

Para Cupertino, a música vai além de ritmos e acordes: é uma maneira de manter vivo o orgulho gonçalense, de trazer as suas histórias à tona. Ele destaca a importância do município no estado do Rio, que muitas vezes acaba sendo ignorado no cenário musical.

Não tinha como deixar de citar toda a influência que recebemos desse lugar tão especial em nossas vidas

Cupertino,
integrante da banda

“Esse é o melhor nome que o álbum poderia ter. Crescemos lá e toda nossa musicalidade vem dessa cidade, especialmente porque fomos criados dentro da igreja. E São Gonçalo é o município do Brasil com mais igrejas por metro quadrado e o segundo maior do estado do Rio. Então, não tinha como deixar de citar toda a influência que recebemos desse lugar tão especial em nossas vidas”, afirmou.

Espaço para denúncias

No entanto, conforme relata Anchietx, o sucesso não tira o foco das questões que movem Os Garotin. Além de representar, eles também querem denunciar — principalmente os problemas de segurança do estado. A música “Em Nome da Paz”, por exemplo, retrata a violência que tira a vida de jovens em São Gonçalo e outras regiões periféricas do Rio.

Ninguém vê o que acontece em São Gonçalo e em outras favelas

Anchietx,
integrante da banda

“O papel do artista também é denunciar, expressar o que dói. Vimos esses casos desde criança. Já perdi amigos e conheço de perto esse sentimento. Então, não podemos deixar de falar disso, porque é uma dor que fica, que a gente sofre. Quando dizemos que ‘o Rio disfarçou a proteção’, é porque sabemos que, para o gringo, o Rio é só a Zona Sul. ‘A Cidade Maravilhosa’. Ninguém vê o que acontece em São Gonçalo e em outras favelas: jovens pretos e pobres morrendo todos os dias”, enfatizou ele.


De acordo com eles, o som é uma mistura de R&B, soul e MPB, com um diferencial importante: “verdade”


|  Foto:
Divulgação

Indicações

O grupo foi indicado em três categorias no Grammy: Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa, Artista Revelação e Melhor Álbum de Engenharia de Gravação. De acordo com os cantores, o som, que acumula mais de 45 milhões de plays nas plataformas digitais, é uma mistura de R&B, soul e MPB, com um diferencial importante: “verdade”.

Eles [os fãs] se identificam com esse nosso jeito autêntico

Os Garotin,
banda de São Gonçalo

“O nosso diferencial é a verdade que colocamos em cada música. Essa é a energia que vivemos no dia a dia, e conseguir transmitir isso no som sempre foi nosso sonho. Poder fazer o que realmente gostamos, sem nos preocupar se é comercial ou não, se vai bombar ou não, sabe? Temos nossa mensagem e compartilhamos muitas ideias e opiniões em comum. Acho que as pessoas que estão curtindo nossa música se identificam com esse nosso jeito autêntico”, destacam.


Além do projeto coletivo, cada um dos integrantes tem explorado também suas carreiras sol


|  Foto:
Divulgação

Planos para o futuro

Além das indicações, Os Garotin também se apresentaram no Pavilhão Itaú do Rock in Rio, na última quinta-feira, em um show cheio de carisma e personalidade. O futuro do grupo? Continua promissor. Além do projeto coletivo, cada um dos integrantes tem explorado também suas carreiras solo.

Não há previsibilidade, mas saibam que Os Garotin continuam firmes

Léo Guima,
integrante da banda

“Os Garotin é o projeto das nossas vidas, e vamos continuar criando juntos e individualmente. Temos música para lançar em grupo e solo, e tudo vai acontecer ao mesmo tempo. Pode esperar ver o Cupertino no Circo Voador, o Léo Guima na Casa Natura e o Anchietx numa boate. Não há previsibilidade, mas saibam que Os Garotin continuam firmes”, finalizou Léo Guima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também