O município de Maricá foi o que mais investiu no Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) no Estado do Rio de Janeiro em 2025 e encerrou o ano sem registros de latrocínio ou roubo de cargas. O aporte de mais de R$ 16 milhões permitiu a ampliação do efetivo policial e o reforço do patrulhamento ostensivo em diferentes regiões da cidade.
Ao longo do ano, foram disponibilizadas 52.364 vagas para atuação de policiais militares no município, com 44.996 ocupações efetivadas. A renovação do convênio possibilitou um aumento de cerca de 40% nas vagas diárias, elevando o número de agentes em operação de 170 para até 238 por dia.
Segundo o secretário de Segurança Cidadã de Maricá, Julio Veras, o investimento integra uma estratégia voltada à atuação conjunta das forças de segurança. “A determinação é que a segurança pública seja tratada como prioridade de governo, compreendendo que a promoção da qualidade de vida da população passa diretamente pela construção de um ambiente seguro, estável e favorável à atração de investimentos”, afirmou.
Em 2025, ações realizadas de forma integrada pela Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil resultaram em 70 prisões, 94 conduções à delegacia, 13 apreensões de armas e simulacros, além da recuperação ou apreensão de 217 veículos, entre clonados e irregulares.
Os resultados são atribuídos ao trabalho coordenado entre o patrulhamento ostensivo, as investigações policiais e o monitoramento em tempo real do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que opera mais de 3 mil câmeras espalhadas pelo município.

O post Integração entre forças de segurança garante ano sem latrocínios em Maricá apareceu primeiro em ErreJota Notícias.


