O caso aconteceu, inclusive, próximo a crianças que estavam curtindo um dia no local
Moradores de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, estão insatisfeitos com a utilização de jet skis de forma inapropriada em alguns locais, como é o caso do Canal de Itaipu, na Região Oceânica da cidade.
Marco Garcia contou que, nesta segunda-feira (15), uma pessoa foi flagrada pela esposa usando um veículo aquático no meio dos banhistas. O vídeo mostra ao menos três pessoas a bordo do jet ski.
Isso coloca em risco as pessoas que estão ali. Especialmente idosos e crianças.
Marco Garcia,
denunciante
O caso aconteceu, inclusive, próximo a crianças que estavam curtindo um dia de sol e calor no local. O Canal de Itaipu liga as águas das praias de Camboinhas e Itaipu à lagoa.
“Minha esposa estava lá ontem e esse pessoal estava circulando dentro do canal. Isso deve ter sido por volta de meio-dia. Não respeitaram nada, porque ali não é para passar jet ski. Não tinha nenhum guarda-vida ou alguém para pedir ajuda”, afirmou ele.
Os donos do jet ski não foram identificados.
Flagra mostra perigo de jet ski perto de banhistas
Via Grupo Enfoco
Proibição
O tráfego de embarcações movidas a motor a menos de 200 metros da orla é proibido, segundo a Marinha do Brasil. A exceção é para embarque e desembarque de passageiros ou material, com velocidade baixa de aproximadamente 5 km/h.
Mesmo assim, a aproximação deve ser feita, obrigatoriamente, de forma perpendicular à orla, em local livre de pessoas.
Por conta do período de férias escolares, há grande número de crianças que frequenta o espaço.
Denúncias
Denúncias à Marinha podem ser feitas pelos telefones 185 (número para emergências marítimas e pedidos de auxílio), (21) 2104-5480 e (21) 97299-8300 (diretamente com a CPRJ, para outros assuntos, inclusive denúncias).
A fim de identificar corretamente as embarcações denunciadas, é importante que, sempre que possível, sejam transmitidos dados como o número de registro das embarcações, foto, local e horário da ocorrência.